A FUNAG publicou os seguintes livros em 2025:

A Humanist Foreign Policy for a Multipolar World

Autor: Antonio de Aguiar Patriota
Ementa: Esta obra é uma coletânea de artigos, em inglês, que engloba o pensamento diplomático do ex-Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Antonio de Aguiar Patriota, refletindo os princípios que nortearam sua trajetória profissional: a defesa do diálogo, do multilateralismo, a busca pela paz e o respeito à dignidade humana.

Calunga Grande, o transnacionalismo negro e o Brasil

Autor: Karine de Souza Silva
Ementa: O novo lançamento da coleção Diversidade e Política Externa, de Karine de Souza Silva, resgata a história do brasileiro Emiliano Mundrucu e de sua esposa, a estadunidense Harriet Grant Jerdine, que, na década de 1830, ajuizaram a primeira ação judicial contra a segregação racial nos transportes nos Estados Unidos, muito antes do episódio de Rosa Parks.

A obra apresenta, de forma inédita, o processo Mundrucu versus Baker em português. No livro, a autora oferece um novo olhar sobre as Relações Internacionais do século XIX e as lutas por liberdade e justiça racial ao mostrar como o Direito foi instrumentalizado pela empresa colonial para racializar e desumanizar povos africanos, utilizando normas e práticas que objetificavam essas pessoas para a exploração de trabalho.

Cadernos do CHDD - Ano 23. Número 45. Segundo semestre de 2024

Organizador: CHDD - Centro de História e Documentação Diplomática
Ementa: Esta edição encerra a série sobre mediações brasileiras na década de 1930. Trata-se da fase final da participação brasileira na mediação da Guerra do Chaco entre a Bolívia e o Paraguai, conduzida no marco da Conferência de Paz (1935-1938), que reunida em Buenos Aires, encerra o conflito. A publicação também inclui a correspondência sobre os bons ofícios que o Brasil ofereceu para que a Venezuela e México reatassem relações diplomáticas, rompidas por quase dez anos, entre 1923 e 1933.

Cadernos de Política Exterior - Ano 10. Número 15. 2024

Organizador: IPRI/FUNAG
Ementa: A 15ª edição dos Cadernos de Política Exterior, revista editada pelo Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), reúne artigos de diplomatas e acadêmicos sobre temas e agendas das relações internacionais. Este volume ainda conta com os dois artigos vencedores do II Prêmio Maria José de Castro Rebelo Mendes.

Neste número: Às voltas com os mundos de Rubens Ricúpero; Imigração brasileira para a Irlanda: análise histórica, cenário atual e perspectivas; Do pântano à metrópole: Singapura no limiar do século asiático; Declaração Universal dos Direitos Humanos: dimensões ética, moral e política; O instrumento vinculante sobre empresas e direitos humanos: passando em revista uma década de negociações no Conselho de Direitos Humanos; Mediação de conflitos como instrumento de política externa: tendências do sul global e reflexões sobre o papel do Brasil; Aliança Global de Biocombustíveis: janela de oportunidade para a promoção internacional da bioenergia brasileira; Planejamento Diplomático e Política Externa: 75 anos de trajetória (1949-2024); Reflexões para uma proposta de educação gerencial para as primeiras chefias do Itamaraty; A distinção no Itamaraty: análise do campo dos diplomatas a partir da metodologia de pesquisa de Pierre Bourdieu; Paradiplomacia e desenvolvimento regional: o caso da contribuição da Carta do Tocantins no âmbito do G20 em 2024; Grupos de Engajamento do G20: a experiência de um Comitê Organizador, T20 Brasil; Retorno, recesso ou reinvenção da Geopolítica?; A ascensão do multilateralismo na governança global da Internet; A criminalização absoluta do aborto em El Salvador: um estudo de caso do tratamento no sistema interamericano de direitos humanos; e Rumo a COP30 no Brasil: o papel da diplomacia científica brasileira em parceria com o Consórcio da Amazônia Legal.

Quási apagadas cinzas...: as muitas vidas do Padre Antônio Vieira, bisavô da diplomacia brasileira

Autor: Fernando Guimarães Reis
Ementa: Nesta obra, o autor busca estabelecer uma conexão entre o texto do Padre Antônio Vieira e sua biografia. “Vieira não foi apenas um padre, mas um homem multifacetado, desempenhando papéis como orador, político, diplomata, missionário, desbravador do sertão brasileiro e da selva amazônica. Seus sermões, cheios de confissões pessoais, revelam seu lado enigmático e introspectivo”.

O Brasil e a geopolítica da Guerra do Chaco: diplomacia e política na Conferência de Paz de Buenos Aires (1935-1939)

Autor: Gustavo Eberle de Carvalho
Ementa: Este livro examina o conflito entre Bolívia e Paraguai, ocorrido de 1932 a 1935, destacando o envolvimento diplomático do Brasil na Guerra. Este episódio teve grande impacto regional e representou uma preocupação para a diplomacia brasileira, diante do risco de expansão do conflito e da disputa pela hegemonia no Cone Sul com a Argentina. Embora a questão do Chaco tenha começado como um tema secundário para o Brasil, ela evoluiu para uma das principais preocupações da política externa brasileira durante o governo de Getúlio Vargas.

Diplomacias e conexões internacionais: a América do Sul no longo século XIX

Organizador: Gabriel Passetti
Ementa: Esta obra é resultado do simpósio internacional “Política internacional sul-americana no século XIX”, realizado em 2023 pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que reuniu pesquisadores de diversas universidades do Brasil, Argentina, Chile e França. O livro investiga as relações internacionais na América do Sul entre o final do século XVIII e as primeiras décadas do século XX, período marcado por independências, disputas territoriais e transformações políticas, econômicas e culturais. A obra propõe uma ampliação da história diplomática tradicional ao incorporar a atuação de agentes extraoficiais nas dinâmicas internacionais. Além de diplomatas oficiais e representantes estatais, os capítulos abordam o papel de intelectuais, comerciantes, mulheres e exilados políticos que atuaram como mediadores culturais e agentes de conexão entre países.

Formação do pensamento internacional brasileiro: liberais e conservadores na construção diplomática do Brasil (1822-1889)

Autor: Elizeu Santiago Tavares de Sousa
Ementa: Esta obra explora as diversas correntes de pensamento que moldaram a política externa do Brasil no século XIX, tendo como destaque as disputas entre liberais e conservadores e como as disputas entre esses grupos se refletiram em diferentes visões sobre o papel do país no mundo. O autor analisa a interação entre a tradição do Império português e as novas ideias da época, revelando as complexidades e contradições do pensamento internacional brasileiro. Elizeu também demonstra como as ações dos agentes políticos, suas ambições e ideologias se conectavam com as estruturas de poder e legados históricos, influenciando decisões importantes para o Brasil.

A Bacia do Prata no século XIX: política, economia e sociedade

Organizador: Embaixador Gelson Fonseca Jr. | Rodrigo Goyena Soares
Ementa: A obra surge da trajetória editorial dos Cadernos do CHDD, publicação do Centro de História e Documentação Diplomática da FUNAG, que, desde 2002, tem contribuído de forma significativa para o estudo da política externa brasileira na região do Prata durante o Império, reunindo um importante acervo documental sobre o tema. Inspirado na abordagem do professor Goyena Soares, que propõe o estudo da Bacia do Prata como uma “região mundo”, o livro amplia o escopo de análise ao integrar múltiplas dimensões da história platina.

O livro articula temas como política, conflitos, cultura, economia e cartografia. A diversidade dos ensaios oferece novas perspectivas sobre a história regional e o ambiente diplomático do século XIX.

Versão em Espanhol

A barreira de imagem ao agronegócio do Brasil: percepções negativas sobre a preservação da Amazônia e restrições ao acesso da carne e da soja brasileiras ao mercado britânico

Organizador: Rodrigo Oliveira Govedise
Ementa: Este livro faz uma análise crítica sobre o impacto da imagem ambiental do Brasil, especialmente no que se refere ao desmatamento na Amazônia, no acesso dos produtos do agronegócio brasileiro a mercados desenvolvidos. A pesquisa concentra-se nas exportações de carne e soja ao Reino Unido, no período entre 2012 e 2024, e destaca a emergência de uma possível “barreira de imagem” que impõe desafios à inserção internacional do setor.

Diplomacia Cultural: seu papel na Política Externa Brasileira

Autor: Edgard Telles Ribeiro
Ementa: ...

O Brasil e as Reclamações Alabama

Autor: Rafael Souza Campos de Moraes Leme
Ementa: ...

O Instituto Rio Branco como instituição acadêmica e instrumento diplomático: evolução e desafios da atualidade

Autor: Mariana Lima Moscardo de Souza
Ementa: ...

A Criação do Instituto Guimarães Rosa: desafios e oportunidades para a difusão da língua portuguesa no exterior

Autor: Jorge Luiz Vieira Tavares
Ementa: ...

130 anos de relações Brasil-Japão: balanço e perspectivas

Organizador: Masato Ninomiya
Ementa: ...

Environmental multilateralism and racial discrimination

Autor: Silvio José Albuquerque e Silva
Ementa: Com o objetivo de ampliar o acesso a análises sobre a realidade internacional sob perspectivas inclusivas, a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) lança o livro Environmental Multilateralism and Racial Discrimination, versão em inglês de Multilateralismo ambiental e discriminação racial, de autoria do Embaixador Silvio José Albuquerque e Silva.

O livro propõe a elaboração e a prática de uma política externa ambiental e climática que reconheça o caráter estrutural e transversal do racismo e da discriminação racial. Sua legitimidade aumentará com a ampliação das bases de diálogo com a sociedade civil, especialmente com entidades representativas de setores particularmente afetados pela emergência climática e pelos danos ambientais.

-------------------------------------------------------------

With the aim of broadening access to analyses of the international reality from inclusive perspectives, the Alexandre de Gusmão Foundation is launching the book Environmental Multilateralism and Racial Discrimination, written by Ambassador Silvio José Albuquerque e Silva.

The book proposes the development and implementation of an environmental and climate foreign policy that recognises the structural and cross-cutting nature of racism and racial discrimination. Its legitimacy will increase with the expansion of dialogue with civil society, especially with entities representing sectors particularly affected by the climate emergency and environmental damage.

Cadernos de Política Exterior - Ano 11. Número 16. 2025

Organizador: IPRI/FUNAG
Ementa: Neste número (DOI 10.61623/cpe.v11n16):

Apresentação (DOI 10.61623/cpe.v11n16.a01);

O paradigma logístico em retrospecto: uma revisão de literatura ao longo do tempo (DOI 10.61623/cpe.v11n16.a02);

A Amazônia como arena estratégica da diplomacia climática brasileira: frameworks para a COP30 (DOI 10.61623/cpe.v11n16.a03);

O imbricamento entre direito e política na seleção de mecanismos alternativos de resolução de disputas nas Américas: avaliando o papel do Pacto de Bogotá (DOI 10.61623/cpe.v11n16.a04);

Internacionalização de políticas públicas: a internacionalização do Programa Fome Zero como instrumento da política externa dos governos Lula (2003-2010) (DOI 10.61623/cpe.v11n16.a05);

Estado de Direito com características chinesas: entre a abertura econômica e o controle político sob Xi Jinping (DOI 10.61623/cpe.v11n16.a06);

Autonomia pela reconstrução: a política externa do governo Lula III (DOI 10.61623/cpe.v11n16.a07);

Uruguai e a Revisão Periódica Universal: um estudo de caso sobre a agenda de direitos LGBTQIAPN+ (2009-2018) (DOI 10.61623/cpe.v11n16.a08);

Privação humana e suas disparidades no Afeganistão e suas regiões (2007-2018) (DOI 10.61623/cpe.v11n16.a09);

Rumo a um regime global de segurança cibernética (DOI 10.61623/cpe.v11n16.a10);

A diplomacia naval brasileira no fomento à base industrial de defesa no Cone Sul (2021- 2023) (DOI 10.61623/cpe.v11n16.a11);

A embaixada do Brasil em Barcelona: a transferência da sede da chancelaria brasileira para a Catalunha na Guerra Civil Espanhola (1938-1939) (DOI 10.61623/cpe.v11n16.a12);

Da construção de pontes ao design de chips: a diplomacia dos chips Brasil-Malásia e a necessidade de inovar nas relações bilaterais com países do Sul Global (DOI 10.61623/cpe.v11n16.a13).

Bertha Lutz and the Charter of the United Nations

autoras: Angélica Kalil | Mariamma Fonseca (Amma)
Ementa: Bertha Lutz (1894–1976) was one of the most important Brazilian feminists of the 20th century. A politician, scientist, and suffragist activist, she was one of the few women to participate in the drafting of the UN Charter. The document, created in 1945 by representatives from 50 countries—the majority of whom were white men—had an ambitious goal: to seal a global peace pact and found an organization to promote international cooperation after a period of two world wars.

As Brazil’s representative at the San Francisco Conference, where the letter was drafted, Bertha led the fight to include a fundamental topic in the debate: gender equality. And it is precisely this story that Angélica Kalil and Mariamma Fonseca tell in “Bertha Lutz and the UN Charter.” A comic book based on historical documents that recreates the behind-the-scenes story of one of the most important political events of the 20th century and a milestone in the fight for women’s equal rights.

Versão em Espanhol

Maurício Nabuco e o diário secreto da diplomacia brasileira (1919-1977)

Organizador: Rogério de Souza Farias
Ementa: Neto do senador Nabuco de Araújo, um dos maiores estadistas do Império, e filho de Joaquim Nabuco, nome de relevo tanto no Itamaraty quanto no pensamento político brasileiro, a genealogia ilustre conferiu a Maurício Hilário Barreto Nabuco de Araújo (1891-1979) uma ampla e sólida base. Essa mesma base, porém, fez com que recaíssem sobre seus ombros enormes expectativas quanto a fazer seu nome tão conhecido quanto o do avô e do pai. Ao apresentar, de forma analítica, fontes primárias compostas por diários, cartas e fotografias, que o biografado nunca conseguiu publicar em vida, Rogério Farias recupera dois aspectos do personagem Maurício Nabuco. A do minucioso observador da cena política, brasileira e internacional por mais de meio século e a do seu pragmatismo como reformador institucional. Nesse sentido, a obra investiga o rico arquivo pessoal encontrado e dá voz a um protagonista ainda pouco estudado da nossa história diplomática.

As relações Brasil-Estados Unidos no século XXI

Organizadoras: Lia Valls Pereira | Monica Hirst
Ementa: A proposta deste livro é analisar as relações Brasil-Estados Unidos do ano de 2003 até o ano de 2023. Setembro de 2001 marca mudanças na política externa dos Estados Unidos, onde o tema do terrorismo internacional ganha especial destaque. Ao mesmo tempo, as negociações de uma Área de Livre Comércio das Américas começam a perder força e são finalmente abandonadas. Acompanha este processo o avanço da fragmentação regional entre o Norte e o Sul da América Latina, com impacto no relacionamento das duas sub-regiões com os Estados Unidos. O Brasil é parte de um progressivo distanciamento político entre Washington e diversos governos sul-americanos, estimulado por políticas externas de cunho autonomista e iniciativas voltadas para o fortalecimento da integração regional. Também se dá a entrada da China para a Organização Mundial do Comércio, em concomitância com sua ascensão como primeiro exportador mundial, acompanhado pela veloz internalização de suas empresas. Logo, a China desloca os Estados Unidos como principal mercado de exportações do Brasil e de principal país de origem das importações brasileiras.

Proposta curricular para o ensino de português como língua estrangeira por meio de canções brasileiras

Organizador: Instituto Guimarães Rosa
Ementa: Esta obra faz parte da coleção “Propostas curriculares para ensino de português no exterior” e apresenta a criação de um referencial curricular para o uso da canção brasileira no ensino de português como língua estrangeira. Seu objetivo é aprimorar e sistematizar o uso pedagógico desse recurso didático, aproveitando seu potencial para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem do idioma.

diplomatas, escritores, imortais

Organizador: João Almino
Ementa: Esta obra inaugura importante parceria entre a FUNAG e a ABL, no intuito de promover publicações dedicadas à valorização da cultura brasileira e da diplomacia. O livro reúne ensaios inéditos de especialistas sobre diplomatas brasileiros que se destacaram na literatura, incluindo o Barão do Rio Branco, Rui Barbosa, Joaquim Nabuco, Aluísio Azevedo, Domício da Gama, Oliveira Lima, Graça Aranha, Magalhães de Azeredo, João Neves da Fontoura, Ribeiro Couto, Afonso Arinos de Melo Franco, Guimarães Rosa, Antonio Houaiss, Sérgio Corrêa da Costa, João Cabral, Alberto da Costa e Silva, Sergio Rouanet e José Guilherme Merquior.

Cadernos do CHDD - Ano 24. Número 46. primeiro semestre de 2025

Organizador: CHDD - Centro de História e Documentação Diplomática
Ementa: Esta edição continua o projeto editorial sobre a diplomacia brasileira no Prata durante o Império, divulgando documentos sobre a relação com o Uruguai no período entre 1855 a 1856. A publicação também reúne a correspondência da legação e da missão especial a Montevidéu, chefiada pelo Visconde de Abaeté. Para o século XX, a revista inclui a transcrição do ofício da legação em Cape Town sobre o incidente diplomático envolvendo a visita, em 1959, do time da Portuguesa Santista à África do Sul.

Caminhos que se cruzam: as relações entre Brasil e Espanha (1636-1960)

Autora: Ismara Izepe de Souza
Ementa: ...

The Middle Power Trap and Struggle for Status: how the nonproliferation regime hampered the aspirations of emerging regional powers

Autor: João Paulo Nicolini Gabriel
Ementa: ...

A Filosofia no Brasil (1878)

Autor: Sílvio Romero
Ementa: ...