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Propostas curriculares para ensino de português no exterior (oito volumes)

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Descrição:
A coleção “Propostas curriculares para ensino de português no exterior” é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores que visa a preencher uma lacuna metodológica nas suas unidades de ensino de português. Os guias curriculares permitem harmonizar o conteúdo dos cursos de português oferecidos pelos centros culturais e núcleos de estudos do Itamaraty no exterior que, juntamente com os leitorados, constituem uma rede de ensino de português criada há cerca de oitenta anos e que hoje atende milhares de alunos em diversos contextos.

Volumes da obra:

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Proposta curricular para ensino de português nas unidades da rede de ensino do Itamaraty em países de língua oficial espanhola

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Proposta curricular para ensino de português nas unidades da rede de ensino do Itamaraty em países de língua oficial portuguesa

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Proposta curricular para cursos de literatura brasileira nas unidades da rede de ensino do Itamaraty no exterior

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Proposta curricular para ensino de português para praticantes de capoeira

A capoeira envolve na sua prática uma comunicação que se dá através do diálogo entre o movimento do corpo com a musicalidade presente na roda, nas letras das cantigas e nos diversos toques dos seus instrumentos. O capoeirista estrangeiro depara-se com a necessidade de aprender também a língua portuguesa. Embora não haja imposição ou obrigatoriedade para a aprendizagem do idioma, o praticante de capoeira percebe que para acessar os segredos dessa arte é importante ter certo conhecimento da língua portuguesa, sobretudo do português brasileiro. A presente proposta curricular, portanto, configura-se como um material de apoio didático para fins específicos, que busca contemplar tanto aqueles que queiram apenas conhecer o vocabulário das cantigas como também os que desejam estabelecer comunicação básica em português, em contextos da capoeira ou em outros.

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Proposta curricular para ensino de português como língua de herança

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Proposta curricular para o ensino de português nas unidades da rede de ensino do Itamaraty em contextos de línguas de média distância

O desenvolvimento desta proposta, direcionada a contextos de línguas de média distância, visa atender a necessidade de harmonização curricular e metodológica no ensino de português em unidades da rede do Itamaraty localizadas em países com expressiva variedade em relação à língua oficial e que demandam necessidade de serem consideradas especificidades decorrentes de vários aspectos sociolinguísticos, incluindo-se, invariavelmente, a distância tipológica entre o idioma-alvo (português) e as respectivas línguas locais. A proposta se caracteriza como ação de política linguística do Itamaraty para difusão do português no exterior, buscando atender demanda específica de sua própria rede e contribuir, pela natureza referencial do documento, tanto para o ensino do idioma em outros contextos institucionais, quanto para o fortalecimento da área, de maneira geral.

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Proposta curricular para ensino de literatura brasileira infantil / infantojuvenil nas unidades da rede de ensino do Itamaraty

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Proposta curricular para o ensino de português como língua estrangeira por meio de quadrinhos brasileiros nas unidades da rede de ensino do Itamaraty no exterior

A proposta, iniciativa do Ministério das Relações Exteriores com a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, e da Fundação Alexandre de Gusmão, objetiva a projeção do quadrinho brasileiro e o ensino do português no exterior por meio de metodologia inovadora, de - senhada para ser utilizada na rede de unidades do Instituto Guimarães Rosa (IGRs), de NEBs e Leitorados. Esta iniciativa inaugura uma nova etapa do Programa Propostas Curriculares para Ensino de Português no Exterior, que poderá beneficiar um contingente muito maior de interessados, ao propiciar a professores, alunos e instituições de ensino um material não disponível no mercado, que favorece um inovador viés educacional objetiva a projeção do quadrinho brasileiro e o ensino do português no exterior por meio de metodologia inovadora, desenhada para ser utilizada na rede de unidades do Instituto Guimarães Rosa (IGRs), de NEBs e Leitorados.

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