FUNAG convida para a conferência do Embaixador Luiz Cesar Gasser, Diretor do Departamento de Promoção de Serviços e de Indústria do Itamaraty, a ser transmitida ao vivo no dia 26 de janeiro, às 18h (horário de Brasília), pelo Facebook, site e canal da FUNAG no YouTube.
A publicação busca analisar os fatores que determinam a segurança energética do Brasil sob o ponto de vista da política externa. O Itamaraty tem estado atento às necessidades inerentes ao desenvolvimento econômico do país – e a energia é insumo vital para qualquer estratégia de crescimento. A partir de estudos de casos, o trabalho ilustra a atuação da diplomacia na área.
Publicado originalmente em 1957, o livro apresenta uma parte da grande história de Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá. Teixeira Soares escreve sobre a atuação de Mauá na região do Rio da Prata de 1851 a 1878, onde foi força fundamental da política externa brasileira, a pedido da diplomacia imperial.
A obra narra a história de Luiz Martins de Souza Dantas (1876-1954), diplomata de carreira e Embaixador do Brasil na França de 1922 a 1943. Durante a Segunda Guerra Mundial, Souza Dantas ofereceu assistência a centenas de judeus que tentavam sair da Europa para escapar da ocupação nazista. Por esse feito, recebeu o título de “Justo entre as Nações”, outorgado a não judeus que se arriscaram para salvar judeus do Holocausto.
FUNAG promoveu conferência do Ministro Sidney Leon Romeiro, Diretor de Departamento do Oriente Médio do Itamaraty, sobre o tema “O novo olhar do Brasil para o Oriente Médio”, no dia 15 de dezembro.
Em 3 de dezembro, realizou-se a Reunião Ordinária do Conselho de Administração Superior da FUNAG de 2020. Na ocasião, foram apresentadas a execução do programa de trabalho de 2020 (os eventos realizados e os livros publicados); a atualização do programa de trabalho e do programa editorial para 2021; a execução do orçamento de 2020; entre outros assuntos.
FUNAG promoveu conferência do Embaixador Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, Secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio do Itamaraty, sobre novas perspectivas das relações do Brasil com a Europa, a África e o Oriente Médio no dia 11 de dezembro.
A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica o livro A nova política externa brasileira, que reúne uma seleção de 58 discursos, artigos e entrevistas do Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo, ao longo de 2019.
A obra traz doze ensaios apresentados pelos alunos do curso de Clássicos do IRBr. Os textos abordam grandes ideias e autores do pensamento e da literatura do Ocidente, como Aristóteles, Santo Agostinho, Dante, Locke, Kant, Tocqueville, Nietzsche, Proust, Kafka, Guimarães Rosa, entre outros.
O livro traz análise inédita da carreira diplomática de Guimarães Rosa, resultado de ampla pesquisa feita pela autora nos arquivos do Itamaraty e junto a pessoas que conheceram e serviram com ele. Esta edição, revista com base nas regras ortográficas vigentes, apresenta nova capa e inédito caderno de fotografias do escritor.
Redes Sociais