Orientações gerais aos revisores

De Manual de Redação - FUNAG

Incluir, se possível, lista de siglas nas publicações da FUNAG (a menos que sejam edições históricas, fac-similares, etc.)

Verificar com atenção todas as siglas que constam no livro para a elaboração da lista. Nessa verificação, caso haja dúvida sobre a correta grafia da sigla (especialmente sobre o uso de maiúsculas em acrônimos), sugere-se consultar, quando possível, a página oficial da instituição à qual a sigla se refere.
Se o próprio autor colocar a lista, verificar se de fato todas as siglas mencionadas lá estão no texto.
Evitar siglas no título (e subtítulo) do livro.
Escrever a sigla por extenso quando ela aparecer no texto pela primeira vez, seguida da sigla entre parênteses.
Como o leitor não necessariamente começa a ler o livro a partir da introdução, é recomendável que as siglas sejam apresentadas por extenso em cada novo capítulo.
Para mais detalhes, ver o verbete Reduções, abreviaturas e siglas.


Referências

Atentar para que todas as citações de ideias, frases ou dados de terceiros (mesmo que sejam paráfrases, e não reproduções literais, entre aspas) tenham sua fonte referenciada, sob pena de o autor da obra incorrer em plágio. Embora esse cuidado seja responsabilidade primária do autor, os revisores da FUNAG devem esforçar-se para evitar que publicações da Fundação contenham citações de terceiros sem as devidas referências. Por exemplo, sempre que dados muito específicos, que não sejam de domínio público, sejam mencionados sem a devida citação da fonte, o revisor deverá solicitar ao autor que forneça a referência da informação.
A referência à fonte original deve constar no mesmo parágrafo em que a ideia, frase ou dado foi mencionado ou utilizado. A referência pode constar entre parênteses, no corpo do texto, logo após a citação ou ao final do respectivo parágrafo, ou então pode ser objeto de uma nota de rodapé.
Todas as referências mencionadas no corpo do texto (entre parênteses ou em notas de rodapé), sem exceção, deverão constar, da maneira mais completa possível, nas referências bibliográficas ao final da obra.
Para informações sobre a forma de citar a fonte original, ver o verbete Citações.


Parágrafos

Na medida do possível, evitar parágrafos e períodos excessivamente longos, que tendem a dificultar a leitura. Embora não seja possível estabelecer parâmetros muito precisos, pois cada parágrafo dependerá da ideia que busca transmitir, conviria evitar, por exemplo, parágrafos com mais de quinze linhas, ou períodos com mais de oito linhas, como já encontrados em muitos textos recebidos pela FUNAG. Além disso, se possível, conviria evitar parágrafos com um único período.
Toda sugestão estilística por parte dos revisores deve ser consultada com os autores.


Revisão de elementos da diagramação

Verificar a folha institucional (ver se todos os elementos estão lá).
Sumário: verificar se o número das páginas dos capítulos estão de acordo com o as indicadas no texto.
Verificar se as cabeças de páginas estão presentes e se estão indicadas corretamente.
Verificar se o número da página está presente no canto inferior das folhas.


Atenção

Muita atenção com os seguintes tópicos, que concentram grande parte dos problemas gramaticais e ortográficos dos textos recebidos pela FUNAG: colocação pronominal; emprego de pronomes demonstrativos; uso de maiúsculas e minúsculas; e pontuação, especialmente o correto uso da vírgula. Sugere-se aos revisores que consultem, com frequência, os verbetes deste Manual sobre esses quatro tópicos.