Citações

De Manual de Redação - FUNAG

(Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 10520)


Regras gerais de apresentação



1) As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

 Segundo Sá: “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana.”1


2) As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.

              A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade
              de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e
              computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio
              pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão.1


3) As citações indiretas (de dados, ideias ou frases, mesmo que não literais, de terceiros) devem ter sua fonte referenciada no mesmo parágrafo em que foram mencionadas (entre parênteses ou em nota de rodapé).

No Brasil, entre 1º de janeiro e 10 de dezembro de 2018, houve 159.718 casos confirmados de dengue, com 141 mortes (BBC, 2019b).
Nas últimas décadas, os defensores da descentralização passaram a compor amplo espectro político, envolvendo desde economistas      neoliberais até movimentos sociais. Tanto o discurso político quanto o acadêmico advogaram a reforma praticamente como sinônimo de democracia e eficiência administrativa (ABRUCIO, 2006, p. 77).


4) Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo:

a) supressões: [...]

b) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ]

c) ênfase ou destaque: itálico


5) Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão "grifo nosso" entre parênteses, após a chamada da citação, ou grifo do autor, caso o destaque já faça parte da obra consultada. Exemplo:

 “[...] b) desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que, aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial [...]” (CANDIDO, 1993, v. 2, p. 12, grifo do autor).


6) Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão "tradução nossa", entre parênteses. Exemplo:

 “Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão, ódio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu pecado.” (RAHNER, 1962, p. 463, tradução nossa).

Sistema de chamada



1) Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso. Exemplos:

(BARBOSA, C., 1958)
(BARBOSA, O., 1959)
(BARBOSA, Cássio, 1965)
(BARBOSA, Celso, 1965)


2) As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências. Exemplos:

REESIDE, 1927a, p. 15.
REESIDE, 1927b, p. 20.


3) As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética. Exemplos:

FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997.
CROSS, 1984; KNOX, 1982; MEZIROW, 1991.