A FUNAG publicou os seguintes livros em 2024:

Cadernos de Política Exterior - Ano 9 . Número 13 . 2023

Organizador: IPRI/FUNAG
Ementa: A 13ª edição dos Cadernos de Política Exterior, revista editada pelo Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), reúne discursos e artigos de autoridades, diplomatas e acadêmicos, buscando enriquecer o diálogo entre diplomacia e academia. Neste número: Pacta sunt servanda: o cumprimento dos compromissos e a credibilidade do regime de não proliferação nuclear; Brasil, Estados Unidos e a expansão para o Oeste: paralelismos e dessemelhanças entre os processos de anexação do Acre e do Texas (parte II); A new nation is born: o Brasil na cerimônia de independência da República das Filipinas em 4 de julho de 1946; The role of the United Nations Security Council in relation to international humanitarian law: an assessment of recent practice; Myriam Leonardo Pereira e o Itamaraty dos anos 1930; Situando a migração contemporânea do Brasil para a Austrália; Sistema de foresight: estudando futuros como subsídios à tomada de decisão em política externa; Parceria Brasil-OIT na Cooperação Sul-Sul: uma perspectiva histórica de estratégia e solidariedade no sistema multilateral; A democratização da política externa brasileira; Mulheres diplomatas: uma trajetória histórica de lutas pela equidade; Quem compõe a elite da política externa brasileira? Uma análise do perfil dos Ministros das Relações Exteriores (1889-2023); Fronteiras de um dilema: a inserção brasileira no contexto da disputa de semicondutores sob as lentes da política externa brasileira entre 2019-2022; Comércio internacional e equidade de gênero: a relação da política comercial e a questão de gênero; Saúde, mobilidade e relações internacionais: uma análise sobre o desenvolvimento de práticas de diplomacia da saúde global no contexto da resposta humanitária à migração venezuelana no Brasil.

As Missões Políticas Especiais das Nações Unidas: evolução e relevância para o Brasil

Autor: Thiago Poggio Pádua
Ementa: E ste livro estuda as missões políticas especiais das Nações Unidas em sua amplitude, à luz de como essa ferramenta de ação multilateral para a paz e segurança internacional vem evoluindo e que implicações esse processo tem acarretado para a Organização e seus Estados Membros. O trabalho pretende preencher uma lacuna no estudo do pilar de paz e segurança das Nações Unidas, a respeito do qual existe vasta literatura sobre as operações de manutenção da paz, porém muito pouco sobre essa outra modalidade de atuação.

Dom Antônio Ferreira Viçoso - Correspondência (1823-1875)

Organizador: Lúcio Marques | Maurílio Camello
Ementa: Objeto do primeiro volume, Antônio Ferreira Viçoso, Bispo de Mariana e fundador do colégio Caraça, nasceu em Portugal em 1787. Ordenado sacerdote e transferido para o Brasil, desenvolveu atividade missionária e administrativa, bem como intenso trabalho intelectual, desde a redação do jornal O Romano até seu famoso libelo “Escravatura ofendida e defendida” (1840), além do conjunto de mais de 600 cartas ora publicado.

Gonçalves Dias: o exílio como forma

Autor: João Cezar de Castro Rocha
Ementa: Gonçalves Dias: o exílio como forma, do professor João Cezar de Castro Rocha, é o 11° volume da série "Grandes Autores Brasileiros", uma parceria da FUNAG com o Instituto Guimarães Rosa e o Consulado-Geral em Munique.

Idealizada pelo diplomata e escritor João Almino e publicada em português e alemão, a série tem o intuito de divulgar a literatura, a arte e o pensamento brasileiro.

O G20

Autor: Kassius Diniz da Silva Pontes | Mauricio Carvalho Lyrio
Ementa: O livro integra a coleção Em poucas palavras, que divulga o conhecimento sobre temas de relações internacionais em formato didático e sucinto. A obra apresenta uma análise detalhada da história, do estado atual do G20 e dos desafios que enfrenta, além de ilustrar a participação do Brasil no grupo.

Os Sucessores do Barão: relações exteriores do Brasil, vol. 1 (1912-1964)

Autor: Fernando de Mello Barreto
Ementa: Nesta obra, por longo tempo esgotada e de difícil acesso para estudiosos de história diplomática, o embaixador Fernando de Mello Barreto examina as relações internacionais do Brasil após a morte do Barão do Rio Branco, segundo a perspectiva dos titulares do Itamaraty e de suas opções de política externa frente aos acontecimentos mundiais.

Em dois volumes, o livro cobre o período de 1912 a 1985.

Os Sucessores do Barão: relações exteriores do Brasil, vol. 2 (1964-1985), tomo 1

Autor: Fernando de Mello Barreto
Ementa: Nesta obra, por longo tempo esgotada e de difícil acesso para estudiosos de história diplomática, o embaixador Fernando de Mello Barreto examina as relações internacionais do Brasil após a morte do Barão do Rio Branco, segundo a perspectiva dos titulares do Itamaraty e de suas opções de política externa frente aos acontecimentos mundiais.

Em dois volumes, o livro cobre o período de 1912 a 1985.

Os Sucessores do Barão: relações exteriores do Brasil, vol. 2 (1964-1985), tomo 2

Autor: Fernando de Mello Barreto
Ementa: Nesta obra, por longo tempo esgotada e de difícil acesso para estudiosos de história diplomática, o embaixador Fernando de Mello Barreto examina as relações internacionais do Brasil após a morte do Barão do Rio Branco, segundo a perspectiva dos titulares do Itamaraty e de suas opções de política externa frente aos acontecimentos mundiais.

Em dois volumes, o livro cobre o período de 1912 a 1985.

Brazil: investment facilitation and the WTO

Autor: Alexandre de Pádua Ramos Souto
Ementa: Ao testemunhar as negociações da iniciativa de facilitação de investimentos, o diplomata Alexandre de Pádua Ramos Souto fornece o estudo de caso intitulado “Brazil: Investment facilitation and the WTO”. A obra, publicada em inglês, não só descreve como o Brasil se posicionou no tema da facilitação dos investimentos na agenda da principal organização econômica multilateral, mas também como a diplomacia brasileira tem sido proativa na negociação com parceiros internacionais.

O Realismo da fraternidade: as relações Brasil-Portugal no governo Kubitschek

Autor: Williams da Silva Gonçalves
Ementa: Esta obra constitui uma análise das relações bilaterais entre Brasil e Portugal sob a ótica da política externa do governo Juscelino Kubitschek. O livro abrange os seguintes temas: o sistema internacional na década de cinquenta, no contexto da Guerra Fria; o papel de Brasil e Portugal nesse sistema; a afetividade luso-brasileira; o Tratado de Amizade e Consulta e a comunidade luso-brasileira; o apoio brasileiro a Portugal no “caso Goa”; a política antiespanhola de Portugal no Brasil; a colônia portuguesa no Brasil; o embate ente ocidentalismo e nacionalismo; o café nas relações luso-brasileiras e o asilo do general Humberto Delgado no Brasil.

O governo Kubitschek representou uma fase de transição na história da política externa brasileira, na medida em que no seu decurso se foi gestando uma nova síntese dos interesses nacionais brasileiros, que, por seu turno, tornou-se uma referência essencial para a reflexão sobre a posição do Brasil no sistema internacional.

Brazil and ASEAN: Partners for peace and development

Organizadores: Almir Lima Nascimento, Everton Frask Lucero
Ementa: ...

Cadernos do CHDD - Ano 22. Número 43 . segundo semestre de 2023 - 1ª Edição

Organizador: CHDD - Centro de História e Documentação Diplomática
Ementa: Este número dá prosseguimento à publicação de coleções de documentos sobre temas da diplomacia imperial e da republicana. Abordando a política externa para a região do Prata no período monárquico, foram selecionadas as cartas particulares do ministro de Negócios Estrangeiros Paulino Soares de Souza, mais tarde Visconde do Uruguai, para as legações em Montevidéu e Buenos Aires nos anos 1852 e 1853. Acerca do período republicano, o tema é a participação brasileira nos esforços de mediação na Guerra do Chaco, que envolveu Paraguai e Bolívia. Para este volume foi selecionada documentação das legações em La Paz, Assunção, Buenos Aires, Santiago e Washington entre 1931 e 1933.

Uma Nova Agenda de Infraestrutura para a América do Sul

Organizador: Pedro Silva Barros
Ementa: Este livro tem como objetivo promover ampla reflexão sobre os principais elementos que devem orientar a retomada do diálogo e da cooperação na área de infraestrutura na América do Sul, considerando sua importância para o fortalecimento da integração regional.

Foram abordados temas como: critérios para a identificação de projetos prioritários para a integração regional; desafios para o financiamento de infraestrutura e capacitação para o desenvolvimento de projetos; aspectos operativos e regulatórios; e a promoção da inclusão social e da sustentabilidade da infraestrutura na região.

Multilateralismo ambiental e discriminação racial

Autor: Silvio José Albuquerque e Silva
Ementa: Com o intuito de oferecer espaço para análises sobre a realidade internacional a partir de perspectivas inclusivas, a FUNAG inaugura sua coleção Diversidade e Política Externa, com a obra "Multilateralismo ambiental e discriminação racial", do Embaixador Silvio José Albuquerque e Silva. O trabalho busca contribuir para reflexões sobre política externa, aproximando os regimes do meio ambiente e dos direitos humanos.

Como afirma em seu prefácio o Ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Professor Silvio Almeida, "este livro nos abre sendas intelectuais de altíssimo valor em momento decisivo para a humanidade, em que tudo o que decidirmos impactará a viabilidade das próximas gerações".

Uma Parceria bicentenária: passado, presente e futuro das relações Brasil-Estados Unidos - Versão em Português e Inglês

Organizadora: Fernanda Petená Magnotta
Ementa: Em comemoração ao bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, a FUNAG publica o livro “Uma parceria bicentenária: passado, presente e futuro das relações Brasil-Estados Unidos”, organizado pela Professora Fernanda Petená Magnotta. A obra traz uma análise detalhada da relação entre os dois países ao longo de dois séculos e aborda a transformação e os desafios futuros desta interação bilateral.

Versão em Inglês

Hilda Hilst: uma apresentação

Autor: Alcir Pécora
Ementa: ...

Política externa brasileira e clima: caminhos para um Brasil ambientalmente responsável e socialmente justo - Versão em Português e Inglês

Organizadora: Fernanda Petená Magnotta
Ementa: Este livro aponta caminhos para que a política externa brasileira exerça liderança na construção de um Brasil, de uma governança global e de um mundo mais democráticos, ambientalmente responsáveis e socialmente justos. Ao enxergar a cooperação internacional como uma ferramenta indispensável para a promoção de transições ecológicas justas, soberanas e equitativas, a obra destaca oportunidades para o fortalecimento da agenda climática nas relações entre o Brasil e países, blocos, organizações e regiões estratégicas, notadamente, América Latina e Caribe, África e Oriente Médio, Estados Unidos e Europa, Ásia e China, além da atuação do Brasil na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), nas instituições de Bretton Woods e no Grupo dos Vinte (G20), assim como em agrupamentos de cooperação sul-sul, especialmente BRICS, IBAS e BASIC.

De forma complementar, o livro examina a trajetória do Brasil no contexto do regime climático global, buscando extrair lições que possam orientar a condução eficaz e inclusiva da COP30. Desde a Rio-92, passando pela Rio+20 até Belém, o objetivo desta obra é contribuir para uma construção estratégica internacional voltada à promoção da ação climática e do desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: econômica, social e ambiental.

Versão em Inglês

The Womanly Face of Peace: a Brazilian Perspective on the 20th Anniversary of the Women, Peace and Security Agenda of the United Nations Security Council

Autor: Viviane Rios Balbino
Ementa: This work was originally composed as a dissertation for the Higher Studies Course of the Rio Branco Institute, the Brazilian diplomatic academy. Due to its relevance to the United Nations agenda on women, peace and security, it was published by the Alexandre de Gusmão Foundation (FUNAG), a government-affiliated think tank that promotes the dissemination of research about diplomatic history and contemporary foreign affairs. The book immediately attracted the interest of readers from many countries.

In order to meet this demand and to reach a wider readership worldwide, FUNAG is pleased to launch the current edition in the English language. This publication now joins a number of other titles available for free download at the Foundation’s digital library: https://funag.gov.br/biblioteca In so doing, FUNAG seeks to fulfill its strategic mission of democratizing access to knowledge and raising public awareness about international issues and Brazilian foreign policy.

Brasil e China 50 anos : trajetória e perspectivas

Organizadoras: Ana Célia Castro | Márcia Loureiro
Ementa: O livro “Brasil e China 50 anos: trajetória e perspectivas”, organizado pela Professora Ana Célia Castro e pela Embaixadora Márcia Loureiro, é fruto de parceria entre o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a FUNAG.

A obra pretende refletir sobre meio século de colaboração Brasil-China, destacando os marcos mais significativos e os caminhos trilhados pelas duas nações em direção ao desenvolvimento e à maior influência em temas globais. O livro contém prefácio do Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Cadernos do CHDD - Ano 23. Número 44 . primeiro semestre de 2024

Organizador: CHDD - Centro de História e Documentação Diplomática
Ementa: Esta edição segue com a publicação de documentos sobre as questões platinas no século XIX e as mediações de conflitos sul-americanos na década de 1930. Para a seção sobre diplomacia imperial, foi selecionada a documentação da legação em Montevidéu ao longo do ano de 1854, quando ocorre a intervenção militar brasileira no país vizinho.

Além disso, a edição acompanha as sucessivas tentativas apresentadas pelo Brasil para evitar o agravamento da Guerra do Chaco e a evolução desse processo entre 1933 e 1935, quando se estabelece armistício e a convocação para a conferência da Paz em Buenos Aires.

Pareceres dos consultores jurídicos do Itamaraty - Volume X (2001-2015)

Organizador: George Rodrigo Bandeira Galindo
Ementa: ....

Diplomacia, diplomatas e política externa: aspectos do processo de institucionalização do Itamaraty

Autor: Zairo Borges Cheibub
Ementa: O objetivo do autor deste livro é demonstrar que o Ministério das Relações Exteriores atingiu um nível elevado de institucionalização devido a um processo gradual de burocratização e racionalização da carreira diplomática, resultando em um grau de autonomia da estrutura organizacional. Essas características conferem ao Itamaraty, na visão do autor, interesses próprios e a estabilidade necessária para manter a continuidade na política externa. O autor apresenta uma análise histórica da trajetória do MRE desde a Independência até os anos 1980, destacando os principais pontos de mudança na evolução da instituição e da carreira diplomática.

Cadernos de Política Exterior - Ano 10. Número 14 . 2024

Organizador: IPRI/FUNAG
Ementa: A 14ª edição dos Cadernos de Política Exterior, revista editada pelo Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), reúne artigos de diplomatas e acadêmicos sobre importantes temas e agendas das relações internacionais. Neste número: A universalização do acesso à energia elétrica como eixo de cooperação amazônica; Transição energética e mudança do clima: as estratégias de Argentina e Brasil para a dialética definidora do século XXI; Y Pelé dijo amor, amor, amor: arte urbana, diplomacia cultural e poder brando em Buenos Aires e Bogotá; Cuba e a Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel; 20 anos da União Europeia; A crise do multilateralismo - uma síntese da produção acadêmica contemporânea; A política externa brasileira e suas agendas de pesquisa: entre a dimensão conceitual e o sentido prático; Los desafios de la institucionalidad de la integración regional (2008-2016): una visión de la Unasur desde el Cono Sur; Unasur, pandemia y después: una nueva oportunidad de integración y cooperación en salud para América del Sur; Cooperación en infraestructura para la integración física sudamericana: el caso de la ruta de la integración latinoamericana (RILA); e Sur, paredón e después... Sobre orígenes, tranformaciones y perspectiva de la Unasur.

Peace Through Dialogue: The contribution of regional, subregional and bilateral arrangements to the prevention and peaceful resolution of disputes / Open debate hosted by Brazil October 20th, 2023

Autor: Sérgio França Danese, Roberto Wazima Szatmari
Ementa: ...

Diplomacia: tradições, mudanças e desafios - Versão em Português e Inglês

Autor: Fernando de Mello Barreto
Ementa: Neste livro, o autor apresenta uma visão completa e atualizada sobre o mundo da diplomacia, desde os principais conceitos, seus fundamentos históricos até os desafios do presente e as perspectivas para o futuro. É um guia acessível tanto para aqueles que aspiram a carreira quanto para o público interessado em temas internacionais.

Versão em Inglês

Fazermo-nos fortes, importantes e conhecidos: o Visconde do Uruguai e o direito das gentes na América: 1849-1865

Autor: Pedro Gustavo Aubert
Ementa: ...