IMG-LOGO
Carrinho vazio!
IMG-PRODUCT

Downloads:




Governo eletrônico e promoção comercial: a influência da gestão do conhecimento na dinâmica exportadora de micro e pequenas empresas

Descrição:
No presente trabalho de pesquisa, pretende-se analisar como as ferramentas de governo eletrônico na área de promoção comercial influenciam a dinâmica exportadora das empresas e quais são os impactos da inserção nesses sistemas de práticas de Gestão do Conhecimento. Para tal tarefa, entre as ferramentas existentes, foi selecionado como estudo de caso o portal BrazilTradeNet. A partir da revisão bibliográfica sobre os temas Gestão do Conhecimento e Promoção Comercial, de entrevistas realizadas com diplomatas e profissionais envolvidos no desenvolvimento do portal, de sondagens organizadas por instituições de pesquisa sobre o comportamento exportador das empresas entre 1998 e 2004 e da pesquisa de campo realizada pela autora, espera-se compreender como a utilização do site BrazilTradeNet afeta a experiência exportadora de micro e pequenas empresas e qual a influência da introdução de práticas de Gestão do Conhecimento na prestação de serviços de promoção comercial pelo Itamaraty. A pesquisa de campo, ápice do percurso investigatório realizado, procurou apreender as percepções do empresariado nacional sobre os tópicos estudados, por meio do envio de questionários a 6491 empresas, das quais 703 responderam pelas vias postal e eletrônica. De posse dos formulários preenchidos, foi possível avaliar algumas das hipóteses levantadas relativas ao comportamento dos exportadores e à utilização do site BrazilTradeNet.

Detalhes
Autor(a) FUNAG - Fundação Alexandre de Gusmão
Editora FUNAG - Fundação Alexandre de Gusmão
Assunto Exportação | Micro e pequena empresa | Promoção comercial
Ano 2010

Edição 1ª Edição

Nº páginas 184

Idioma Português
ISBN 978-85-7631-208-6