Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Embaixadas do Brasil
Histórico dos chefes de legações e embaixadas

Este portal tem como objetivo apresentar todas as nomeações de chefes de legações e embaixadas do governo brasileiro, de 1822 a dezembro de 2020, e todas realizadas pelo governo português em território brasileiro, de 1808 a 1822. Adicionalmente, apresenta-se a base legal da criação e do fechamento de postos diplomáticos nos mesmos períodos. Não são apresentadas as encarregaturas de negócios quando as chefias efetivas do posto estão de férias ou de licença.

Os dados são apresentados de três maneiras:
1) Posto: após escolher um posto, obtém-se um painel com dados administrativos, a lista de representantes e outras informações. Há alguns dados estatísticos, como o número de chefias por período histórico e por categoria, além de distribuição de dias no posto por período histórico e por categoria. As cores são determinadas por período histórico. Os códigos de postos são padronizados em decorrência de limitações do sistema. Desse modo, a representação do Brasil na Rússia é denominada de "Moscou", a despeito de por muito tempo São Peterburgo ter sido a capital do país.
2) Nome: escolhe-se o nome de um chefe de posto para organizar e filtrar as informações. É possível visualizar no mapa todas as informações. Em decorrência de mudanças no padrão ortográfico das fontes oficiais, muitos nomes são escritos de forma distinta (exemplo: Rui e Ruy). Há, também, mudanças em decorrência do estado civil dos servidores, principalmente no caso das mulheres. Buscou-se harmonizar a nomenclatura, utilizando a forma mais repetida.
3) Período: quais postos existiam e quem os ocupava de forma mensal, de janeiro de 1808 a até dezembro de 2020. As cores no mapa são definidas por região. Os códigos de postos são padronizados em decorrência de limitações do sistema. Desse modo, a representação do Brasil na Rússia é denominada de "Moscou", a despeito de por muito tempo São Peterburgo ter sido a capital do país.

As informações metodológicas e explicativas da base de dados estão disponíveis na aba metodologia.

Deve-se usar um computador, pois tanto em celular como em tablets os paineis de informação não são visualizados de maneira correta. É conveniente ativar o modo tela cheia, clicando no ícone mais à direita da barra de navegação. Os filtros são ativados com um clique. Para desativá-los, basta desclicar.