Reduções, abreviaturas e siglas

De Manual de Redação - FUNAG
Revisão de 20h36min de 15 de abril de 2020 por Roberto.goidanich (discussão | contribs)

(Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa; Manual de Redação Oficial e Diplomática do Itamaraty)


Siglas são formadas pelas letras iniciais de outras palavras. Quando uma sigla pode ser lida como uma nova palavra, e não necessariamente letra a letra, pode ser chamada também de acrônimo. Como exemplo: UNESCO e ACNUR são acrônimos, ao passo que IBGE e CNPJ não o são.

Recomenda-se que não se usem pontos entre as letras de uma sigla: escreva-se, assim, “ONU”, e não "O.N.U." – à diferença das abreviaturas, em que o ponto é obrigatório: “pág.”, “etc.”.

Siglas e acrônimos devem ser usados com parcimônia, apenas quando absolutamente necessário. Só faz sentido usar uma sigla que não seja de conhecimento geral quando o nome a que ela se refere tenha de ser repetido muitas vezes ao longo de um mesmo texto, e o nome a que se refere seja demasiado longo – mas não há razão, por exemplo, para se usar a sigla “UE” em vez de “União Europeia”.

Podem ser usadas sem ressalvas (e mesmo sem estar acompanhadas de sua explicação) aquelas siglas já de conhecimento geral, mais usadas que o próprio nome completo a que se referiam originalmente: HIV/AIDS, Petrobras, Varig.

A maior parte da imprensa brasileira escreve com apenas a inicial maiúscula (e as demais letras minúsculas) todo e qualquer acrônimo (isto é, as siglas que podem ser lidas como palavras) que tenha quatro letras ou mais: *Opep; *Otan; *Acnur; *Psol. Essa opção, feita por alguns jornais e revistas por questões de espaçamento, é arbitrária e não tem amparo em regra ortográfica ou gramatical. Ao contrário, a Base XIX, alínea "h" do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa recomenda o uso de "siglas, símbolos ou abreviaturas internacionais ou nacionalmente reguladas com maiúsculas, iniciais ou mediais ou finais ou o todo em maiúsculas: FAO, NATO, ONU; H2O; Sr., V. Exª". O exemplo "NATO" (OTAN), dado pelo Acordo Ortográfico, demonstra não haver respaldo para a mencionada prática de veículos de imprensa.

Portanto, nas publicações da FUNAG, deverão ser usadas as grafias adotadas pelas próprias instituições, havendo inclusive casos em que a escrita oficial da sigla alterna, por diferentes razões, letras maiúsculas e minúsculas Sequem alguns exemplos: ACNUR; ALADI; ALCA; Apex-Brasil; ASEAN; BID; BRICS; CAF; CAN; CARICOM; CNPq; CPLP; ECOSOC; Eletrobras, EFTA; FAO; FUNAG; Incra; Inmetro; Ipea; IRBr; MAPA; MERCOSUL; MoMA; MRE; OCDE; ONU; OPEP; OTAN; Petrobras; PNUD; PNUMA; PROSUL; Sudene; UFRGS; UFRJ; UFSCar; UNASUL; UnB; UNCTAD; UNESCO; USP, etc.

Sugere-se confirmar a forma de utilização da sigla ou acrônimo no portal oficial da respectiva instituição. No caso das reduções ou siglas, verificar o VOLP e os principais dicionários da língua portuguesa.

Siglas podem receber plural, marcado por um “s” minúsculo: "PMs visitaram cinco UPPs cariocas no sábado." Nunca se usará, nesses casos, o apóstrofo. Algumas siglas rejeitam a marca do plural, por seu significado já incluir, opcionalmente, o plural: Os PALOP (países africanos de língua oficial portuguesa) (embora também se possa dizer “um PALOP”). Quando a sigla termina em “S”, também é praxe dispensar-se o “s” minúsculo que marcaria o plural.

Nomes de políticos deverão ser acompanhados da sigla do partido ao qual pertençam na primeira menção do nome. A sigla partidária deverá ser indicada entre parênteses, separada com barra da sigla de seu estado: O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB/SC).

Nas publicações da FUNAG, as siglas dos estados brasileiros devem constar, entre parênteses, após o nome dos municípios, com exceção das capitais: Novo Hamburgo (RS); Chapecó (SC); Foz do Iguaçu (PR); Porto Alegre; Florianópolis; Curitiba, etc.

Para a forma correta das abreviaturas ou reduções, sugere-se consultar o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras (ABL).