Pronomes demonstrativos

De Manual de Redação - FUNAG
Revisão de 10h28min de 5 de junho de 2020 por Roberto.goidanich (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

(Fonte: CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª edição, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.)


Os pronomes demonstrativos situam a pessoa ou a coisa designada relativamente às pessoas gramaticais. Podem situá-la no espaço ou no tempo. Os demonstrativos empregam-se também para lembrar ao ouvinte ou ao leitor o que já foi mencionado ou o que se vai mencionar.


Características gerais para o uso dos pronomes demonstrativos

1. ESTE, ESTA, ISTO indicam:

a) Proximidade com a pessoa que fala

  As mãos que trago, as mãos são estas.

b) Tempo presente

  Esta tarde para mim tem uma doçura nova.


2. ESSE, ESSA, ISSO indicam:

a) Proximidade com a pessoa a quem se fala

  Que susto você me pregou, entrando aqui com essa cara de alma do outro do mundo!

b) Tempo passado ou futuro

  Bons tempos, Manuel, esses que já lá vão!


3. AQUELE, AQUELA, AQUILO indicam:

a) O que está afastado tanto da pessoa que fala como da pessoa a quem se fala

  Olhem aquele monte ali em frente. É longe, não é?

b) Um afastamento de tempo de modo vago, ou uma época remota

  Naquele tempo a fogueira crepitava até horas mortas.


Empregos particulares

1. Este (esta/isto) é a forma de que nos servimos para chamar atenção sobre aquilo que dissemos ou que vamos dizer:

  Minha tristeza é esta: a das coisas reais.


2. Para aludirmos ao que por nós foi antes mencionado, costumamos usar o demonstrativo esse (essa, isso):

 Não havia que pedir de fiado nas lojas; a lareira teria sempre lume. Nisso, ao menos, o Agostinho Serra abria bem as mãos.


3. Usa-se “esse” para determinar o aposto, geralmente quando este salienta uma característica marcante.

 Arlequim é o D. Quixote, esse livro admirável onde se experimentam ao ar livre, de dia e de noite.


4. “Esse” (e mais raramente este) emprega-se também para pôr em relevo um substantivo que lhe venha anteposto:

  O padre, esse andava de coração em aleluia.


Alusão a termos precedentes

1. Quando queremos aludir, discriminadamente, a termos já mencionados, usamos o demonstrativo AQUELE para o referido em primeiro lugar e o demonstrativo ESTE para o que foi nomeado por último:

  A ternura não embarga a discrição nem esta diminui aquela.


2. A ocorrência de dois demonstrativos em construções nas quais o predicativo introduzido por aquele melhor esclarece o sujeito, expresso por um substantivo determinado por ESTE ou ESSE:

 Este homem foi aquele que me dizia “que não me afligisse que eu ainda estava muito novo para curar-me”.


Resumo do emprego dos pronomes demonstrativos:

a) aquele – pronome demonstrativo que indica algo ou alguém afastado espacial e/ou temporalmente do falante e do ouvinte: "Aquele livro no topo da estante é uma reunião de escritos do barão do Rio Branco"; "Aquele dia foi trágico para o país". Pode também referir-se a pessoa ou coisa genericamente mencionada: "Chefe bom nem sempre é aquele que menos exige." Nos casos em que há dois antecedentes no discurso, aquele refere-se ao primeiro deles, por oposição a este (v.), que designa o mais próximo: "Pai e filho conhecem o seu ofício, aquele mais que este." Para designar indivíduo cujo nome se ignora ou que não se possa ou deva nomear: "Aquele é um caso sério de mau negociador."

b) esse – pronome demonstrativo que designa pessoa ou coisa que esteja afastada do emissor da mensagem e próximo a seu receptor: "Essa cadeira está quebrada, sente-se nesta aqui." Aplica-se também a alguém ou algo não diretamente ligado ou próximo ao emissor ou ao receptor, mas que o emissor pressupõe ser do conhecimento do receptor (equivale ao artigo definido o): "Esses são mesmo refugiados?"; "Essa juventude de hoje não sabe o que quer". Pode designar, com função anafórica, o que já foi antes mencionado: "Repouso e boa alimentação, esse é sempre um bom conselho." Emprega-se junto a aposto de um termo já referido recentemente: "Oliveira Lima, esse grande intelectual e diplomata de que falávamos, era amigo de Machado de Assis." Usa-se com referência a um tempo relativamente distante no passado ou no futuro, mas que foi referido anteriormente: "Passada essa hora de maior movimento, o consulado costuma ficar mais tranquilo."

c) este – pronome que indica o que está próximo do falante, no espaço, no tempo ou no discurso: "Este copo aqui é meu"; "esta piada que você contou é ótima". Com substantivos que denotam tempo, indica o tempo presente ou o mais recente, se a frase é passada, ou o primeiro que virá, se a frase é futura: "Esta noite dormi muito mal"; "esta noite meus amigos irão à minha casa". Combinado com aquele ou esse, serve para fazer referência a duas pessoas ou coisas já mencionadas, indicando a última, ao passo que, aquele ou esse representa a primeira: "Pedro e Paulo foram despedidos: este, por incompetência, aquele porque faltava muito ao trabalho." Para chamar atenção sobre algo que se quer enfatizar: "Que grande notícia esta!"

d) isso – pronome demonstrativo que substitui o nome de algo que está afastado do falante e mais perto do ouvinte, ou de algo passado, mas relativamente recente, ou que foi mencionado antes; essa(s) coisa(s): "Deixe-me ver isso que você tem nas mãos"; "você tem razão quando afirma isso"; "isso foi ontem, hoje as coisas mudaram".

e) isto – pronome demonstrativo que indica algo que se acha mais perto de quem fala, ou, temporalmente, que é recente; esta(s) coisa(s): "Tirem isto da minha frente!"; "isto não tem nada a ver com o que discutíamos ontem".