Mudanças entre as edições de "Datas"

De Manual de Redação - FUNAG
Linha 1: Linha 1:
(Manual de redação do Itamaraty)
+
(Manual de redação oficial e diplomática do Itamaraty)
  
  

Edição das 10h34min de 28 de abril de 2020

(Manual de redação oficial e diplomática do Itamaraty)


Ao escrever datas por extenso, cumpre recordar que os nomes dos meses de ano se escrevem em português com minúscula inicial: "O festival terá início na última semana de fevereiro e durará até a segunda semana de março."

Constituem exceção, naturalmente, as ocorrências em nomes próprios, ou em expressões tratadas como nome próprio: "Moram na rua Quinze de Novembro." "A embaixada organizou um excelente Sete de Setembro este ano."

Ao escrever datas por extenso, números menores que dez não devem levar um “zero à esquerda”: escreva-se, portanto, “Brasília, 9 de março” (e não "Brasília, 09 de março"). “O evento ocorrerá entre os dias 1 e 5 de setembro próximo” (no caso do dia primeiro de um mês, pode-se usar o número cardinal, 1, em vez do ordinal, 1º, para padronização).

Ao escrever datas inteiramente por meio de números, porém, a padronização internacional atual recomenda o uso de sempre dez dígitos – dois para dia e dois para o mês (mesmo no caso de números menores que dez) e quatro algarismos para o ano: 14/09/2017, etc.

Em textos, use da seguinte forma: 7 de fevereiro de 2012.

Com participação de argentinos, PARLASUL volta a se reunir em 2 de julho.
De acordo com a Constituição, o Congresso Nacional se reúne de 1 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro.
Em infográficos, tabelas, créditos de imagens ou textos de legenda, pode-se usar a data de forma abreviada. Nesse caso, separe os números por barra e use zero antes dos números: 07/02/2012.