Manual de revisão da FUNAG
Apresentação
A equipe da Assessoria Técnica Editorial – ATED, no exercício de suas competências previstas no art. 20 do Regimento Interno da FUNAG, aprovado pela Portaria nº 9, de 9 de fevereiro de 2017, identificou a necessidade de constituir um Grupo Formal de Estudos com o objetivo de consolidar conhecimentos e padronizar procedimentos das suas atividades de revisão, tradução, editoração e edição das obras publicadas pela Fundação.
Problemas recorrentes identificados na fase de preparação dos originais poderiam ser reduzidos ou mesmo completamente prevenidos pelos próprios autores das obras antes de apresentarem seus manuscritos à editora.
Nas traduções e versões, a utilização de termos inapropriados ou a variação de grafia de nomes próprios podem ser evitados com uma consulta a um glossário de termos especializados.
Diversos problemas e dúvidas que surgem no dia a dia da editoração de obras poderiam ser solucionados eficazmente com o recurso a um conjunto autorizado de normas editoriais ajustado às especificidades de uma fundação pública que atua na promoção e divulgação da política externa brasileira.
Nesse sentido, faz-se necessário reunir servidores diretamente envolvidos nessas atividades para realização de um estudo técnico especializado sobre a padronização dos termos e expressões editoriais da FUNAG.
Objetivos
1) Elaborar glossário de termos preferenciais na tradução e versão de textos/publicações;
2) Compilar normas de redação e estilo de organizações públicas e privadas;
3) Consolidar o glossário e as normas de redação e estilo em uma proposta de Manual de Editoração, Redação e Estilo da FUNAG.
Participantes
• Eliane Miranda Paiva
• Fernanda Antunes Siqueira
• Gabriela Del Rio de Rezende
• Luiz Antônio Gusmão
Módulos de Estudo
I. Glossário de Termos Preferenciais para Tradução
II. Normas de Redação e Estilo
III. Manual de Editoração, redação e estilo da Funag
IV. Subsídios para uma política editorial da Funag
Referências e fontes de pesquisa
Este guia tem por objetivo indicar fontes para a pesquisa de dados referentes às dúvidas mais comuns no dia a dia dos do processo editorial de publicações da Fundação. Deve ser utilizado em todas as fases, especialmente nas de preparação de originais e revisão de provas, com a finalidade de conferir dados e padronizar termos geográficos, econômicos, legislativos, parlamentares etc.
Informações sobre países (população, economia, geografia) http://bit.ly/IBGEpaises e http://bit.ly/indicadoresMRE
Informações sobre tratados e acordos internacionais http://research.un.org/en/docs/law/treaties
Cidades do Brasil http://www.ibge.gov.br/cidadesat/index.php
Estados do Brasil http://www.ibge.gov.br/estadosat/
Para acidentes geográficos do Brasil http://bit.ly/acidentesGeo
Mesorregiões e microrregiões do Brasil http://bit.ly/mesorregioes e http://bit.ly/microrregioes
Para nomes e sintomas de doenças http://bit.ly/CID10
Para pesos e medidas http://bit.ly/unidadesMedida
Para dados referentes à economia brasileira e estrangeira http://bit.ly/indicadoresMRE
Para leis e jurisprudência http://www.lexml.gov.br/
Para senadores* http://www.senado.gov.br/senadores/
Para deputados* http://bit.ly/conhecaDeputados
Ortografia e vocabulário da língua portuguesa http://bit.ly/buscaVOLP
Ajuda
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