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: “As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação e que se revelaram ‘úteis’ para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio” (SEVERINO, 2000, p. 110). | : “As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação e que se revelaram ‘úteis’ para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio” (SEVERINO, 2000, p. 110). | ||
: O servidor informou: “O cidadão deverá assinalar ‘concordo’ ou | : O servidor informou: “O cidadão deverá assinalar ‘concordo’ ou ‘discordo’.” | ||
'''Atenção:''' Quando a citação ocupar quatro ou mais linhas, deve-se optar pelo parágrafo recuado, sem aspas e sem itálico. | '''Atenção:''' Quando a citação ocupar quatro ou mais linhas, deve-se optar pelo parágrafo recuado, sem aspas e sem itálico. |
Edição das 13h44min de 6 de abril de 2020
(Manual de Redação da Presidência da República)
As aspas têm os seguintes empregos:
a) antes e depois de uma citação textual direta, quando esta tem até três linhas, sem utilizar itálico:
Exemplo:
- A Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, no parágrafo único de seu art. 1º afirma: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente.”
Se o texto original já contiver aspas, estas serão substituídas por aspas simples:
Exemplo:
- “As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação e que se revelaram ‘úteis’ para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio” (SEVERINO, 2000, p. 110).
- O servidor informou: “O cidadão deverá assinalar ‘concordo’ ou ‘discordo’.”
Atenção: Quando a citação ocupar quatro ou mais linhas, deve-se optar pelo parágrafo recuado, sem aspas e sem itálico. Exemplo:
- Já é tempo de zelarmos com mais assiduidade não só pelo polimento da frase,
- mas também, e principalmente, pela sua carga semântica, procurando dar aos jovens
- uma orientação capaz de levá-los a pensar com clareza e objetividade para terem o
- que dizer e poderem expressar-se com eficácia. (GARCIA, 1995)