Aspas: mudanças entre as edições
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'''Atenção:''' Quando a citação ocupar quatro ou mais linhas, deve-se optar pelo parágrafo recuado, sem aspas e sem itálico. | '''Atenção:''' Quando a citação ocupar quatro ou mais linhas, deve-se optar pelo parágrafo recuado, sem aspas e sem itálico (com o a nota de rodapé após o ponto). | ||
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: Já é tempo de zelarmos com mais assiduidade não só pelo polimento da frase, | : Já é tempo de zelarmos com mais assiduidade não só pelo polimento da frase, | ||
: mas também, e principalmente, pela sua carga semântica, procurando dar aos jovens | : mas também, e principalmente, pela sua carga semântica, procurando dar aos jovens | ||
: uma orientação capaz de levá-los a pensar com clareza e objetividade para terem o | : uma orientação capaz de levá-los a pensar com clareza e objetividade para terem o | ||
: que dizer e poderem expressar-se com eficácia. | : que dizer e poderem expressar-se com eficácia.<sub>5<sub> | ||
Edição das 22h37min de 7 de abril de 2020
(Manual de Redação da Presidência da República)
As aspas têm os seguintes empregos:
a) antes e depois de uma citação textual direta, quando esta tem até três linhas, sem utilizar itálico
Exemplo:
- A Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, no parágrafo único de seu art. 1º afirma: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente.”
Se o texto original já contiver aspas, estas serão substituídas por aspas simples:
Exemplos:
- “As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação e que se revelaram ‘úteis’ para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio” (SEVERINO, 2000, p. 110).
- O servidor informou: “O cidadão deverá assinalar ‘concordo’ ou ‘discordo’.”
Atenção: Quando a citação ocupar quatro ou mais linhas, deve-se optar pelo parágrafo recuado, sem aspas e sem itálico (com o a nota de rodapé após o ponto). Exemplo:
- Já é tempo de zelarmos com mais assiduidade não só pelo polimento da frase,
- mas também, e principalmente, pela sua carga semântica, procurando dar aos jovens
- uma orientação capaz de levá-los a pensar com clareza e objetividade para terem o
- que dizer e poderem expressar-se com eficácia.5
b) quando necessário, para diferenciar títulos, termos técnicos, expressões fixas, definições, exemplificações e assemelhados
Exemplo:
- O maior inteiro que divide simultaneamente cada membro de um conjunto é o “máximo divisor comum”.
- Não confundir o prefixo “ante”, que significa “anterior”, com “anti”, “contra”.
- Para efeitos deste estudo, entenda-se por “pessoa com altas habilidades” aquela que...
- Nem sempre se pode aplicar uma “normal ideal” no lugar de uma “norma real”.
Posição das aspas em frase contendo citação
Quanto à correta posição das aspas em frase contendo citação, valem as seguintes regras:
a) quando o fim da citação, assinalado por ponto-final, ponto-de-interrogação ou ponto-de-exclamação, coincidir com o término da frase, as aspas se colocam após esses pontos e não se usa mais nenhum sinal de pontuação
Exemplos:
- O presidente anunciou: “Está encerrada a sessão.”
- O deputado perguntou: “Haverá sessão extraordinária amanhã?”
- O ministro declarou, indignado: “Isto não pode acontecer!”
b) quando não fizerem parte da citação, o ponto-final, ponto-de-interrogação e ponto-de-exclamação deverão vir depois das aspas
Exemplos:
- De quem é a famosa frase “Conhece-te a ti mesmo”?
- É dos dominicanos ou dos beneditinos o lema “Ora et labora”.
c) quando a frase continuar após a citação, deve-se utilizar o ponto-de-interrogação ou de-exclamação desta, mas não o ponto-final
Exemplos:
- A máxima “Todo poder emana do povo” nunca deve ser esquecida pelos governantes.
- A indagação histórica “Até tu?” ainda hoje é usada para indicar grande surpresa e indignação com alguém.