Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG publica Dom Pedro – Estudo iconográfico
Início do conteúdo da página

FUNAG publica Dom Pedro – Estudo iconográfico

 

DomPedroI

 

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) lança edição fac-similar da obra Dom Pedro – Estudo iconográfico, organizada pelo pintor e colecionador Stanislaw Herstal. São três volumes com mais de mil imagens do primeiro Imperador do Brasil. 

A parte iconográfica do primeiro volume abrange o período da "infância" de Dom Pedro (1798-1807), sua "adolescência" (1808-1817), sua "mocidade" (1818-1822), que culmina com sua aclamação como primeiro Imperador do Brasil independente. O volume conclui com imagens dos dois primeiros anos de seu reinado (1823-1824).

O segundo volume inicia em 1824, dando continuidade ao período em que Dom Pedro I atuou como "organizador doImpério", nas palavras de Herstal, e vai até sua abdicação, em 7 de abril de 1831, e o seu primeiro ano após deixar o Brasil. 

O terceiro volume começa em 1832, quando o então Duque de Bragança inicia o que o autor denomina “a Expedição Libertadora”, com vistas a restaurar a coroa portuguesa para sua filha, Dona Maria II. A segunda parte do volume, intitulada “o Rei Soldado 1832-1834”, inclui imagens do cerco do Porto, da vitória de Dom Pedro na guerra travada contra seu irmão Dom Miguel, encerrando com sua morte, em 24 de setembro de 1834. 

A obra é uma raridade bibliográfica e é uma fonte de pesquisa valiosa para todos os que se interessam pela história do Brasil e por um dos fundadores de nossa nação independente. Dom Pedro – Estudo iconográfico está disponível para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG

registrado em:
Fim do conteúdo da página