Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Instituído por força do Decreto nº 2.071, de 13 de novembro de 1996 (posteriormente alterado pelos Decretos nº 3.963, de 10 de outubro de 2001 e nº 5.980, de 6 de dezembro de 2006), o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD) é um órgão singular da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), que integra a administração indireta do governo federal, ligada ao Ministério das Relações Exteriores.

 

MISSÃO
O CHDD tem por finalidade estatutária promover e divulgar estudos e pesquisas sobre história diplomática e das relações internacionais do Brasil, criar e difundir instrumentos de pesquisa, incentivar e promover a edição de livros e periódicos sobre temas de sua competência, e promover a realização de atividades de natureza acadêmica no campo da história diplomática.

NATUREZA DO TRABALHO
Ao longo de sua existência, o corpo de funcionários do CHDD tem dedicado seus esforços ao levantamento, pesquisa e edição de livros, que trazem à luz documentação primária, fonte inestimável para pesquisadores e profissionais da área acadêmica. O princípio que rege os trabalhos do Centro é essencialmente histórico, e não arquivístico, em que pesem as alentadas séries documentais já editadas. Os recortes das pesquisas são temáticos, ou centrados em personalidades históricas, ou visam, ainda, à divulgação de material específico, como no caso das caricaturas que o Barão do Rio Branco colecionou durante o período em que foi Ministro de Estado, e que resultou em livro, publicado ao ensejo do centenário de seu desaparecimento . 

PESQUISAS
Um exemplo de pesquisa temática, esta fruto de cooperação entre o CHDD, a FINEP e a Fundação José Bonifácio, da UFRJ, foi o levantamento da documentação diplomática que comprovou a bem sucedida experiência da transferência de conhecimento levada a efeito pelos agentes diplomáticos brasileiros no exterior durante o Império. Outro exemplo, a correspondência dos titulares das legações brasileiras em Berlim e Paris com o Ministério das Relações Exteriores no período entre guerras, cujo corte temporal estendeu-se até a entrada do Brasil na II Guerra Mundial. Já a correspondência de Joaquim Nabuco em seu período como embaixador em Washington e a de Assis Brasil , enviada dos diversos postos que ocupou, representam um recorte de pesquisa que focaliza a atuação de seus autores.

PUBLICAÇÕES
Merecem destaque algumas publicações do Centro, como o periódico “Cadernos do CHDD”, publicação semestral, que traz à luz pesquisas mais alentadas, divulgadas em etapas, como a que ganhou o título “História Oficial” e saiu em sete edições consecutivas dos “Cadernos”. Trata-se de uma seleção das circulares do Ministério desde a que, em 1815, participava “aos ministros residentes nas cortes estrangeiras a elevação do Estado do Brasil à dignidade de Reino”, até fins de 1945, em que sobressaem temas como a eleição do Brasil para membro temporário do primeiro Conselho de Segurança da ONU e os preparativos para a posse do presidente Dutra. Edições especiais dos “Cadernos”, dedicadas a temas específicos, são organizadas sob a coordenação de membros da academia. 
Editado em 2014, o livro “II Conferência da Paz – Haia 1907” resgatou a correspondência telegráfica do período, depositada no Arquivo Histórico do Itamaraty. Fruto de detido exame e trabalho de comparação dos originais com fontes alternativas, a pesquisa se concentra em duas personalidades proeminentes da história do Brasil, o Barão do Rio Branco e Rui Barbosa, unidas por uma grande causa: a defesa do princípio da igualdade entre as nações, refletida nas mensagens telegráficas trocadas entre o Ministro das Relações Exteriores do Brasil e seu representante na Conferência. Para as novas gerações, o lapso de algumas horas entre a remessa e o recebimento daquelas mensagens – que, em alguns casos, provocaram dilemas cruciais – talvez seja, hoje, difícil de imaginar.

SEDE

Centro de História e Documentação Diplomática
Palácio Itamaraty
Avenida Marechal Floriano, 196 - Centro
20080-002 - Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 2233 2079
Fax: (21) 2233 2318 

Email: chdd@funag.gov.br

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página