PROCESSOS FINALÍSTICOS E APOIO/MEIO
III. GESTÃO DE ESTUDOS E PESQUISA.
COORDENAÇÃO DE PESQUISAS E APOIO - CHDD
Sistemas Estruturantes: Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Correlação / Regimento Interno Art. 27 da Portaria nº 118/2019



Assunto Atividades / Rotinas
I - coordenar e supervisionar as atividades de cunho editorial do CHDD, em todas as suas etapas; Cadernos do CHDD 1. Planejar, em conjunto com o Diretor do CHDD, e de acordo com o programa de trabalho aprovado pelo Conselho de Administração Superior da FUNAG, os temas, os prazos e os critérios a serem seguidos em cada edição dos "Cadernos do CHDD" e outras publicações demandas;
2. Estabelecer equipes para o levantamento das fontes documentais a serem utilizadas em cada publicação, com base nos critérios estabelecidos;
3. Coordenar e acompanhar a execução dos trabalhos, reportando-se ao Diretor do CHDD;
4. Consolidar todos os textos para a versão preliminar da obra, revisando-a e submetendo-a ao Diretor do CHDD, com as cessões dos direitos autorais, em meio digital, quando cabíveis;
Outras publicações 1. Identificar obras em domínio público de interesse para os estudiosos da história diplomática brasileira e propor a sua publicação ao Diretor do CHDD;
2. Identificar obras relevantes e ainda não publicadas, de interesse para os estudiosos da história diplomática brasileira, propondo ao Diretor do CHDD a sua publicação, verificando a necessidade de cessões dos direitos autorais relativas à obra a ser publicada.
Divulgação do material publicado pelo CHDD. 1. Estabelecer sistemática e manter contato regular com usuários e pesquisadores acadêmicos para a divulgação das publicações e de fontes detentoras de acervos sediadas no Rio de Janeiro.
II - planejar, coordenar e supervisionar os trabalhos de pesquisa histórica e diplomática; Pesquisas históricas 1. Planejar a execução das pesquisas demandas pelo Diretor do CHDD e estabelecer critérios;
2. Definir os responsáveis pelo levantamento das fontes documentais;
3. Coordenar e acompanhar a execução das pesquisas junto às equipes, orientando e realizando os ajustes necessários ao desenvolvimento dos trabalhos, reportando-se ao Diretor do CHDD, sobre o andamento;
4. Selecionar o material e os documentos a serem digitalizados e disponibilizados, identificando os documentos de fonte primária para pesquisa de história diplomática, submetendo ao Diretor do CHDD;
5. Coordenar a digitalização e sistematização dos documentos para que possam ser disponibilizados em meio digital;
6. Propor ao Diretor do CHDD a indicação de links úteis de pesquisa de instituições confiáveis;
7. Atender às demandas de usuários e pesquisadores, indicando fontes e, quando possível, remetendo a reprodução dos documentos.
8. Apoio à FUNAG e ao Itamaraty (por intermédio do Diretor do CHDD e do Gabinete do Presidente da FUNAG) na obtenção de imagens do Arquivo Histórico e da Mapoteca para publicações e exposições.
III - elaborar relatórios e preparar proposta de atividades a serem submetidas à aprovação do Diretor do CHDD; Proposta de atividades 1. Elaborar e submeter ao Diretor do CHDD sugestões de atividades para integrarem a proposta de plano de trabalho anual.
Relatórios 1. Elaborar relatórios sempre que demandado pelo Diretor do CHDD.
IV - implementar ações necessárias à manutenção das informações utilizadas pelo CHDD na organização de suas atividade; e Informações 1. Manter atualizadas, sistematizadas e arquivadas as informações utilizadas nas atividades do CHDD.
V - demandar junto à FUNAG os serviços e materiais necessários às atividades do CHDD. Demandas diversas 1. Identificar necessidades de materiais e serviços para a equipe do CHDD;
2. Solicitar os materiais e os serviços necessários para o CHDD;
3. Atestar o recebimento dos materiais e dos serviços executados, controlar e distribuir os materiais recebidos.