PROCESSOS FINALÍSTICOS E APOIO/MEIO
III - GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS - CGAOF
Sistemas Estruturantes: Sistema Eletrônico de Informações (SEI); Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI e SIAFIWEB); Sistema Integrado de Administração e Serviços Gerais (SIASG); Senha-Rede; Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE); TESOURO GERENCIAL; Sistema de Patrimônio (SIPAT); no Sistema de Agenda de Autoridades (SISAG); Sistema de Eventos (SISEV); Intranet; Sistema de Controle de Almoxarifado (ASI); Sistema de Gerenciamento de Livros (SGL); Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC); e Estudo Técnico Preliminar Digital (ETP-DIGITAL).
Correlação / Regimento Interno Art. 18 da Portaria nº 118/2019

Assunto Atividades / Rotinas
I - planejar, coordenar, implementar e acompanhar as políticas, instrumentos e atividades de tecnologia da informação e comunicação e de modernização administrativa; Tecnologia da informação e comunicação (TIC) 1. Realizar backups diário do banco de dados e arquivos do SEI, semanal das pastas de rede e mensal dos sistemas.
2. Atender às demandas de suporte técnico dos servidores e dos colaboradores na utilização dos sistemas estruturantes de governo e ferramentas de trabalho informatizadas, bem como de manutenção em equipamentos e programas.
3. Realizar a manutenção e suporte técnico nos sistemas referentes ao patrimônio da FUNAG, no Sistema de Agenda de Autoridades - SISAG, no Sistema de Eventos - SISEV, na Intranet, no Sistema de Controle de Almoxarifado - ASI, no Sistema de Gerenciamento de Livros - SGL, no Sistema da Biblioteca Digital e da Loja Virtual, bem como no Sistema Eletrônico de Informações - SEI, dentre outros.
4. Manter atualizada a estrutura do portal institucional da FUNAG, com base nas orientações expedidas pelos órgãos oficiais no âmbito do Governo Federal e na legislação vigente;
5. Preparar as estatísticas demandas referentes ao site e sistemas da FUNAG.
6. Gerenciar os contratos de fornecimento de serviços voltados à tecnologia da informação.
7. Participar das atividades desenvolvidas pelo Comitê de Tecnologia da Informação, Governança Digital e de Segurança da Informação e apoiar nas atividades, sempre que demandado.
8. Desenvolver sistemas e manter registros dos códigos fontes para atender às demandas da FUNAG.
9. Acompanhar a legislação específica da área e propor os encaminhamentos necessários internos para o cumprimento pela FUNAG.
10. Implementar outras atividades de TI demandadas.
Modernização administrativa 1. Preparar proposta de modernização de estrutura administrativa da FUNAG sempre que demando;
2. Acompanhar e propor os encaminhamentos necessários para o cumprimento da legislação vigente sobre modernização e organização administrativa.
3. Acompanhar a implementação do Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal - SIORG no âmbito da FUNAG.
4. Assessorar a CGAOF na gestão das ações da FUNAG previstas no Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT), no âmbito do Transformagov, implementando as ações pertinentes à CAFI.
5. Apoiar na elaboração de proposta, acompanhamento, implementação e atualização do Planejamento Estratégico.
II - atuar como ordenador de despesas substituto; Ordenador de despesas substituto 1. Realização das atividades desempenhadas pelo ordenador de despesas em seus afastamentos e impedimentos legais e regulamentares da CGAOF.
III - propor estratégias e instrumentos para a implementação das atividades de aquisições de materiais e contratações de serviços de tecnologia da informação e comunicação e de modernização administrativa; Estratégia e instrumentos de aquisições e serviços de tecnologia da informação e comunicação e de modernização administrativa 1. Manter atualizada a legislação e jurisprudência referentes a aquisições de materiais e contratações de serviços de tecnologia da informação e comunicação e de modernização administrativa, adotando os procedimentos para o seu atendimento.
2. Propor instrumentos e ferramentas para as aquisições e contratações de serviços de tecnologia da informação e comunicação e de modernização administrativa.
IV - encaminhar e acompanhar o atendimento às ações saneadoras dos processos administrativos resultantes da ação da Auditoria Interna, por parte das unidades da CGAOF; Demandas da auditoria interna 1. Solicitar aos responsáveis pelas áreas e gestores dos contratos no âmbito da CGAOF os esclarecimentos, justificativas e adoção das medidas saneadoras referentes aos processos administrativos recebidos com apontamentos resultantes da auditoria interna, acompanhando o atendimento das demandas.
V - elaborar em conjunto com a Divisão de Administração e com a Divisão de Orçamento e Finanças o planejamento anual de aquisições, licitações e renovações contratuais, com as projeções de custos, submetendo-o à aprovação da CGAOF; Plano Anual de Contratações (PAC) 1.Adotar as providências necessárias quanto a elaboração do Plano Anual de Contratações da FUNAG.
2. Submeter o PAC à aprovação da autoridade competente.
3. Inserir as informações do PAC no Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), atendendo aos prazos legais e normativos vigentes.
4. Encaminhar o PAC para a implementação pela Divisão de Administração - DA, com vistas a execução do cronograma de renovações contratuais, aquisição de bens e contratação de serviços no decorrer do exercício, acompanhando periodicamente.
5. Manter atualizado o PAC, de acordo com a legislação vigente.
6. Adotar os procedimentos referentes às contratações necessárias à área estabelecidas no PAC.
VI - analisar e submeter à CGAOF termos de referência, projetos básicos, minutas de editais de licitações e de termos aditivos aos contratos; Documentos de aquisições e contratações de bens e serviços e aditamento de contratos 1. Analisar os documentos de aquisições e contratações de bens e serviços e aditamento de contratos, recebidos por meio de processos no SEI, propondo os ajustes necessários às áreas responsáveis.
2. Submeter, após análise das documentações e dos documentos anexados ao processo, à aprovação da CGAOF.
VII - executar e acompanhar os registros nos sistemas do governo federal relacionados às atividades da CAFI; e Atividades nos sistemas de governo 1. Realizar os registros e acompanhar os sistemas do Governo Federal pertinentes às atividades e atribuições da CAFI.
VIII - assessorar a CGAOF na supervisão e no controle das atividades da Coordenação-Geral. Assessoria à CGAOF 1. Preparar informações, notas técnicas e se manifestar sobre assuntos demandados pela CGAOF.
2. Preparar informações, esclarecimentos e justificativas sobre assuntos relacionados à CAFI para atendimento aos órgãos de controle interno e externo.
3. Implementar ações, quando demandadas pela CGAOF.