PROCESSOS FINALÍSTICOS E APOIO/MEIO
III. GESTÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS
CENTRO DE HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO DIPLOMÁTICA
Sistemas Estruturantes: Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Correlação / Regimento Interno Art. 26 da Portaria nº 118/2019



Assunto Atividades / Rotinas
I - promover e divulgar estudos e pesquisas sobre história da diplomacia e das relações internacionais do País; Cadernos do CHDD 1. Realizar proposição para discussão com a equipe do encaminhamento das pesquisas e dos temas, que serão abordados, de acordo com o programa de trabalho aprovado pelo Conselho de Administração Superior da FUNAG, e definir com os membros da equipe a melhor forma para a apresentação e desenvolvimento da edição;
2. Selecionar e levantar documentos no Arquivo Histórico do Itamaraty (AHI), de acordo com o tema aprovado;
3. Coordenar a reprodução fotográfica dos documentos selecionados;
4. Organizar os arquivos de imagens no servidor;
5. Transcrever os documentos para publicação;
6. Revisar as transcrições;
7. Criar notas explicativas de fatos, lugares e personagens citados;
8. Realizar reuniões semanais para avaliar o andamento da edição e reafirmar os prazos de execução;
9. Identificar possíveis colaboradores acadêmicos, partindo da historiografia recente, para tratar de algum dos temas abordados na edição, de forma a estabelecer um diálogo entre as representações históricas;
10. Preparar, após análise dos documentos transcritos, os textos de abertura de cada série abordada na edição, a Carta do Editor e naqueles textos eventualmente elaborados por acadêmicos convidados;
11. Revisar e consolidar todos os textos para a finalização e remessa de publicação preliminar ao Presidente da FUNAG, com as cessões de direitos autorais, em meio digital, quando couber, relativas à obra a ser publicada.
Acervo Digital 1. Disponibilizar no servidor os arquivos digitais de imagem produzidos a partir da reprodução fotográfica dos documentos originais do acervo do Arquivo Histórico do Itamaraty (AHI) para publicação.
Reedição de obras esgotadas 1. Identificar, obras em domínio público, de interesse para os estudiosos da história diplomática brasileira;
2. Propor ao Presidente da FUNAG a reedição de obras esgotadas, verificando a necessidade de cessão de direitos autorais e definindo os parâmetros de edição de modo a esclarecer os critérios que levaram a sua proposição;
3. Planejar e gerenciar a execução do projeto de publicação;
4. Identificar possíveis colaboradores acadêmicos para proceder a análise da obra e a pertinência da reedição, de forma a estabelecer um diálogo entre o presente e a sua última edição;
5. Elaborar a apresentação da obra;
6. Revisar e consolidar todos os textos para a finalização e remessa de publicação preliminar ao Presidente da FUNAG, com as cessões de direitos autorais, em meio digital, quando couber, relativas à obra a ser publicada.
Divulgação do material publicado 1. Estabelecer e manter contato regular com usuários e pesquisadores acadêmicos para a divulgação das publicações e de fontes detentoras de acervos sediadas no Rio de Janeiro.
II - cooperar com entidades públicas e privadas em iniciativas interessadas na conservação do prédio da Biblioteca do Palácio Itamaraty e na preservação e na organização dos acervos do Ministério das Relações Exteriores depositados no referido Palácio; Cooperação para a conservação do prédio da Biblioteca e demais acervos do Palácio Itamaraty 1. Participar de reuniões para a definição dos critérios de adequação e utilização do prédio da biblioteca do Palácio Itamaraty e demais acervos voltados a salvaguarda e a difusão dos acervos;
2. Acompanhar as visitas técnicas às instalações físicas da biblioteca e demais acervos do Palácio Itamaraty;
3. Disponibilizar apresentação indicando onde estão alocados os acervos e os critérios para a pesquisa e reprodução.
III - promover a realização de cursos, conferências, seminários, congressos e outras atividades de natureza acadêmica no campo da história diplomática; Cursos, conferências, seminários, congressos e outras atividades de natureza acadêmica 1. Propor ao Presidente da FUNAG a realização de debates na sua área de atuação;
2. Coordenar, a organização de cursos, conferências, seminários, congressos e outras atividades de natureza acadêmica, após aprovados pelo Presidente da FUNAG.
IV - incentivar e promover a edição de livros e periódicos sobre os temas de sua competência; Outras publicações 1. Propor ao Presidente da FUNAG a edição de obras inéditas no seu campo de atuação, informando da necessidade de cessão de direitos autorais;
2. Identificar e convidar colaboradores/autores para participarem da publicação da obra, após aprovação;
3. Planejar o encaminhamento das pesquisas e dos temas que serão abordados, no tocante a sua apresentação e desenvolvimento;
4. Executar e avaliar o andamento da edição, bem como ajustar os prazos de execução;
5. Revisar e consolidar todos os textos para a finalização e remessa de publicação preliminar ao Presidente da FUNAG, com as cessões de direitos autorais, em meio digital, quando couber, relativas à obra a ser publicada.
V - criar e difundir instrumentos de pesquisa sobre a história diplomática e das relações internacionais do País; Difusão de instrumentos de pesquisa 1. Melhorar os recursos de busca oferecidos aos usuários e aos pesquisadores para acesso aos assuntos, documentos e autores publicados no Cadernos do CHDD, com a disponibilização dos sumários e ementas;
2. Desenvolver base de informações para acesso rápido pelos usuários ao conteúdo desejado, aproveitando os sumários e as ementas produzidos de cada revista;
3. Disponibilizar em meio digital documentos em fonte primária para pesquisas de história diplomática;
4. Indicar links úteis de pesquisa de instituições confiáveis.
VI - submeter ao Presidente da FUNAG relatório anual de suas atividades e proposta de programa anual de trabalho. Proposta de plano de trabalho anual 1. Elaborar proposta de plano de trabalho anual e submetê-la ao Presidente da FUNAG.
Relatório anual 1. Elaborar relatório anual do CHDD e submetê-lo ao Presidente da FUNAG.