Estados e cidades

De Manual de Redação - FUNAG

(Manual de comunicação da Secom do Senado Federal)


Ao citar cidades, deve-se indicar o estado, exceto no caso de capitais. Em textos escritos, a sigla do estado deve vir entre parênteses.

O Senado assinará hoje com o Tribunal de Justiça do Paraná protocolo de intenções para instalar em conjunto a TV Senado e a Rádio Senado FM em Curitiba.

A EPL surge da transformação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), criada para administrar a construção do trem-bala entre os municípios do Rio de Janeiro e Campinas (SP).

O convênio prevê que Recife, Rio Branco, Natal e Curitiba serão as próximas capitais a integrar a Rede Legislativa de TV Digital.

As 6 mil toneladas de rejeitos radioativos resultantes do acidente foram armazenadas no Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), construído especialmente para isso, em Abadia de Goiás (GO), município próximo a Goiânia.

Mais um pedágio nas estradas Paulistas. Esse fica na Rodovia Anhaguera na altura de Nova Odessa – SP. (use a sigla entre parênteses)

Evite abreviar nomes de cidades. Se for necessário, por redução de espaço, use em título, infográfico e crawl as abreviaturas: BH, para Belo Horizonte; NY, para Nova York; Rio, para a cidade do Rio de Janeiro (use RJ para o estado); Não use BSB para Brasília.

Para cidades brasileiras, o manual adota a grafia registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para cidades estrangeiras, use a forma aportuguesada mais comum. Em vez de Philadelphia, use Filadélfia, por exemplo. Use Nova York, e não Nova Iorque.