Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Fundação Alexandre de Gusmão - FUNAG
Início do conteúdo da página

Palestra-debate 11/abril, "A situação atual no Oriente Médio: uma equação complexa com múltiplas variáveis"

O professor Amine Ait-Chaalal da Université Catholique de Louvain irá proferir palestra-debate, em inglês, dia 11 de abril, às 15h, na sala de reuniões "C", na passarela entre os anexos I e II do MRE.

 Modelo 001

Há décadas que o Oriente Médio está no centro das relações internacionais e é motivo de grande preocupação para os formuladores de políticas, diplomatas, estudiosos, jornalistas e muitas outras pessoas interessadas na estabilidade regional e mundial. Hoje em dia, mais do que nunca, o Oriente Médio está em agitação. As questões desestabilizadoras são numerosas: a situação na Síria e as suas terríveis consequências, em particular a crise dos refugiados; A instabilidade do Iraque; O processo de paz que se deteriora (e não desaparece) entre israelenses e palestinos; A delicada estabilidade do Líbano, que é altamente afetada pela guerra síria; A paisagem política muito instável no Afeganistão; O complexo acompanhamento do acordo nuclear de 2015 com o Irã; A guerra no Iêmen... Todos esses elementos, e muitos outros, estão afetando drasticamente não só aquela região, mas também a paz internacional, e eles têm conseqüências e desdobramentos que são sentidos a milhares de quilômetros de distância do Oriente Médio. A este respeito, no meio desta turbulência, pode ser útil tentar decifrar e esclarecer alguns elementos para entender a equação do Oriente Médio contemporâneo e as ações dos principais protagonistas internacionais naquela região.

O professor Ait-Chalal é professor da Université Catholique de Louvain (UCLouvain/ Louvain-la-Neuve, Belgium), especialista nas questões do Oriente Médio, com foco no conflito Israel-Palestina, mas deverá abordar igualmente todas as questões regionais, do conflito na Síria, ao Afeganistão, passando pela situação do Iraque, Guerra no Iemen, o follow-up do acordo sobre o programa nuclear iraniano e outras questões. A palestra será efetuada em inglês, mas o professor entende perfeitamente o português. A Conselheira Adriana Sader Tescari, chefe da Divisão do Levante, atuará como primeira debatedora.

Serviço: 

Tema: A situação atual no Oriente Médio: uma equação complexa com múltiplas variáveis

Palestrante: Professor Amine Ait-Chalal

Local: Sala de Reuniões "C", passarela entre os anexos I e II do Palácio do Itamaraty, Esplanada dos Ministérios,  Brasília-DF

Data: 11 de abril de 2017, às 15h

Inscrições pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fim do conteúdo da página