Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Fundação Alexandre de Gusmão - FUNAG
Página inicial > Ranking de Periódicos
Início do conteúdo da página

Rankings de Periódicos

À luz do elevado número de periódicos acadêmicos na área de relações internacionais, é importante dispor de métodos de classificação que ajudem o pesquisador e/ou estudante a orientar-se. No Brasil, uma referência útil é a classificação “Qualis-Periódicos”, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para a área de “Ciência Política e Relações Internacionais”. Trata-se de uma categorização dos periódicos em estratos: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. Essa é uma classificação decrescente de importância, sendo os periódicos do grupo A1 os mais relevantes e os do grupo C, os de menor impacto. Para conhecer os critérios de classificação adotados pela Capes, bem como para acessar a classificação feita por eles, clique aqui.

O Serviço de Biblioteca do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP) elaborou uma lista de periódicos na área de relações internacionais e áreas correlatas, organizada com base nos critérios de classificação “Qualis-Capes” e no Thomson-Reuters Journal Citation Reports. O documento preparado pelo IRI/USP pode ser acessado aqui.

O IPRI elaborou uma lista com links de periódicos brasileiros de interesse para pesquisadores em relações internacionais e áreas afins. Consulte os "Periódicos na área de Relações Internacionais" na aba "Links úteis". 

 

Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2016, 11h38
registrado em:
Fim do conteúdo da página