Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Quem é quem > Institucional > Perfil do cargo de diretor do IPRI
Início do conteúdo da página

Perfil do cargo de diretor do IPRI

DO CARGO

Nome do cargo

Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) da FUNAG

Nível do cargo

DAS 101.5

Órgão de atuação

IPRI/FUNAG

Requisitos legais

Artigos 14 e 17 do anexo I do Decreto nº 10.099, de 6 de novembro de 2019.

DAS RESPONSABILIDADES

Principais responsabilidades

Com base no art. 17 do anexo I do Decreto nº 10.099, de 6 de novembro de 2019, que dispõe sobre o Estatuto da FUNAG, o diretor do IPRI tem como principais atribuições planejar, dirigir, coordenar e orientar as atividades do Instituto e exercer outras atribuições que lhes sejam cometidas pelo presidente da FUNAG,

Escopo de gestão/equipe de trabalho

A gestão do IPRI é orientada para resultados, com o objetivo de implementar e alcançar os resultados previstos no programa de trabalho anual, aprovado pelo Conselho de Administração Superior da FUNAG, no que diz respeito ao Instituto.

A gestão do IPRI deverá, de acordo com o art. 14 do anexo I do Decreto nº 10.099/2019, desenvolver e divulgar estudos e pesquisas sobre temas relativos às relações internacionais; promover a coleta e a sistematização de documentos relativos ao seu campo de atuação; fomentar o intercâmbio científico com instituições congêneres nacionais, estrangeiras e internacionais; promover a realização de cursos, conferências, seminários e congressos na área de relações internacionais; e encaminhar ao presidente da FUNAG relatório anual de suas atividades e proposta de programa anual de trabalho.

A equipe do IPRI é de seis pessoas, dentre servidores efetivos da administração pública, servidores sem vínculo ocupantes de cargos de direção e assessoramento superiores – DAS e terceirizados.

DOS REQUISITOS DESEJÁVEIS

Formação e experiência

O diretor do IPRI deverá ser diplomata de carreira ou ter formação acadêmica e especialização na área de atuação do Instituto, bem como possuir experiência e atuação comprovada em relações internacionais.

Competências

O diretor do IPRI deverá ter perfil gerencial; liderança, proatividade, habilidade na gestão e coordenação das atividades sob a competência das suas unidades, bem como orientação para resultados.

As atitudes do diretor do Instituto deverão ser pautadas pelos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (art. 37 da Constituição Federal), bem como pela ética e urbanidade. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página