Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 21h35 | Última atualização em Sexta, 06 de Maio de 2016, 14h25

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é a FUNAG?

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. Sua função é divulgar as posições de política externa brasileira e promover debates de temas relacionados às relações internacionais por meio de atividades culturais e pedagógicas.

Por um lado, a Funag contribui para a formação, no Brasil, de uma opinião pública sensível aos problemas da convivência internacional e possibilita o acesso pelos cidadãos em geral a tais informações, utilizando parcerias e estratégias de comunicação. Por outro, pela publicação de livros e pela participação de intelectuais estrangeiros em seus eventos, a Funag difunde a imagem do Brasil no exterior.

A Fundação conta em sua estrutura com duas Unidades: o Instituto de Pesquisa em Relações Internacionais (IPRI) e o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD).

Quais as atividades principais da FUNAG?

Para cumprir sua função, a Funag realiza conferências, cursos, seminários, palestras e mesas-redondas nas quais especialistas, nacionais e estrangeiros, apresentam seus pontos de vista e debatem questões. Em geral, os textos produzidos pelos especialistas para os eventos e as degravações dos debates e palestras dão origem a um livro. A maioria dos eventos é filmada e editada em forma de documentário.

A Funag ainda publica livros de autores das áreas de política externa , das relações internacionais e da história diplomática e os coloca disponível ao seu público-alvo, em especial por meio de sua biblioteca digital localizada no seu sítio, com acesso e download gratuitos, além doações para bibliotecas e formadores de opinião ou de vendas.

Onde fica a FUNAG?

A Funag fica na Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo II, Térreo, em Brasília. No entanto, há uma Unidade da Funag, o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD), localizada no Palácio Itamaraty, Avenida Marechal Floriano, 196 – Centro, no Rio de Janeiro.

Como ter acesso ao calendário de eventos da FUNAG?

Quando há eventos previstos, a agenda é mostrada na página principal do sítio da Funag. Caso queira receber convites por e-mail, envie as informações abaixo para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.:

- Nome Completo*
- Instituição*
- Endereço da instituição
- Cidade/UF*
- Cargo*
- Tel. Trabalho
- E-mail*
- Tel. Residencial
- Tel. Celular

Como participar dos eventos?

Os eventos da FUNAG podem ser fechados para convidados ou abertos ao público, mediante inscrição prévia realizada no sítio da Fundação, de acordo com o formato adotado em cada caso.

Como obter o material produzido nos eventos e livros publicados pela FUNAG?

As publicações podem ser compradas na loja virtual, dentro do sítio da FUNAG, nas livrarias parceiras ou nos estandes localizados nos Anexos I e II do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Participei de um evento da FUNAG. Como obter o certificado?

Os certificados são enviados pelos Correios após o fim dos eventos. Caso não tenha recebido seu certificado, entre em contato por meio do endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

A FUNAG tem alguma relação com o concurso de admissão à carreira de diplomata (CACD)?

Não. Quem organiza o concurso é o Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores. No entanto, a Funag disponibiliza gratuitamente manuais sobre diversas disciplinas que poderão ser úteis aos candidatos ao concurso do Instituto Rio Branco na Biblioteca Digital.

A FUNAG dispõe de um Quadro de Pessoal próprio integrado por servidores concursados para atuação nas diversas áreas de atividades da Fundação, em Brasília e no Rio de Janeiro.

 

 

Fim do conteúdo da página