Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 21h35 | Última atualização em Sexta, 18 de Janeiro de 2019, 17h07

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é a FUNAG?

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. Sua função é divulgar as posições de política externa brasileira e promover debates de temas relacionados às relações internacionais por meio de atividades culturais e pedagógicas.

Por um lado, a Funag contribui para a formação, no Brasil, de uma opinião pública sensível aos problemas da convivência internacional e possibilita o acesso pelos cidadãos em geral a tais informações, utilizando parcerias e estratégias de comunicação. Por outro, pela publicação de livros e pela participação de intelectuais estrangeiros em seus eventos, a Funag difunde a imagem do Brasil no exterior.

A Fundação conta em sua estrutura com duas Unidades: o Instituto de Pesquisa em Relações Internacionais (IPRI) e o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD).

Quais as atividades principais da FUNAG?

Para cumprir sua função, a Funag realiza conferências, cursos, seminários, palestras e mesas-redondas nas quais especialistas, nacionais e estrangeiros, apresentam seus pontos de vista e debatem questões. Em geral, os textos produzidos pelos especialistas para os eventos e as degravações dos debates e palestras dão origem a um livro. A maioria dos eventos é filmada e editada em forma de documentário.

A Funag ainda publica livros de autores das áreas de política externa , das relações internacionais e da história diplomática e os coloca disponível ao seu público-alvo, em especial por meio de sua biblioteca digital localizada no seu sítio, com acesso e download gratuitos, além doações para bibliotecas e formadores de opinião ou de vendas.

Onde fica a FUNAG?

A Funag fica na Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo II, Térreo, em Brasília. No entanto, há uma Unidade da Funag, o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD), localizada no Palácio Itamaraty, Avenida Marechal Floriano, 196 – Centro, no Rio de Janeiro.

Como ter acesso ao calendário de eventos da FUNAG?

Quando há eventos previstos, a agenda é mostrada na página principal do sítio da Funag. Caso queira receber convites por e-mail, envie as informações abaixo para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.:

- Nome Completo*
- Instituição*
- Endereço da instituição
- Cidade/UF*
- Cargo*
- Tel. Trabalho
- E-mail*
- Tel. Residencial
- Tel. Celular

Como participar dos eventos?

Os eventos da FUNAG podem ser fechados para convidados ou abertos ao público, mediante inscrição prévia realizada no sítio da Fundação, de acordo com o formato adotado em cada caso.

Como obter o material produzido nos eventos e livros publicados pela FUNAG?

As publicações podem ser compradas na loja virtual, dentro do sítio da FUNAG, nas livrarias parceiras ou no estande localizado no Anexo II do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Participei de um evento da FUNAG. Como obter o certificado?

Os certificados são enviados pelos Correios após o fim dos eventos. Caso não tenha recebido seu certificado, entre em contato por meio do endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

 

 

Fim do conteúdo da página