Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

FUNAG publica o livro “A palavra dos chanceleres na Escola Superior de Guerra (1952-2012)”

rotativo

Organizado pelo embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima e pelo pesquisador Rogério de Souza Farias, a obra apresenta coletânea de palestras dos chanceleres perante a Escola Superior de Guerra, que, vistas em conjunto, permite ao leitor refletir sobre as grandes linhas da política externa brasileira, seus fundamentos e seus objetivos estratégicos de longo prazo. O livro tem apresentação do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e prólogo do comandante da Escola Superior de Guerra, general de Exército Décio Luís Schons.

Na apresentação, o chanceler Aloysio Nunes observa que o leitor encontrará nas palestras o testemunho vivo da solidez e da confiabilidade de nossa atuação externa através dos tempos. Para ele, “a FUNAG e o Itamaraty, ao disponibilizar este material ao grande público, prestam uma homenagem ao diálogo e, mais do que isso, à quase simbiose entre diplomacia e defesa, dois instrumentos essenciais para a fortalecimento da soberania nacional e a construção de um país seguro, justo e próspero”.

O general Décio Schons ressalta a importância das conferências ao destacar que elas “contribuíram para o enriquecimento intelectual de muitos homens públicos que passavam pelos bancos da nossa Escola e que, no prosseguimento de suas carreiras, terão certamente tomado em conta esses ensinamentos”.

O livro está disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da FUNAG.

registrado em:
Fim do conteúdo da página