Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

FUNAG lança o livro “The Road Ahead”

rotativo

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) lança, em parceria com a Secretaria de Planejamento Diplomático (SPD) do Itamaraty, a obra “The Road Ahead. The 21st Century World Order in the Eyes of Policy Planners". Organizada pelos diplomatas Benoni Belli e Filipe Nasser, conta com apresentação do Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e prefácio do presidente da FUNAG, embaixador Sérgio Moreira Lima.

Publicada em inglês, a obra reúne ensaios dos diretores de planejamento diplomático de dezoito países, além da União Europeia: Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, China, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Itália, Japão, México, Portugal, Reino Unido, Rússia, Singapura e Turquia.

As crescentes incertezas no cenário internacional aconselham o aprofundamento do debate entre especialistas, governo e sociedade sobre os riscos e oportunidades em um mundo que passa por grandes transformações. Diante de uma conjuntura histórica complexa, os dezenove capítulos da obra tratam dos principais temas da agenda internacional contemporânea com um olhar de futuro.

Planejadores diplomáticos são funcionários responsáveis pela tarefa de analisar as tendências regionais e globais à luz das prioridades de seus respectivos países, oferecendo aos tomadores de decisão recomendações sobre estratégias de política externa. Ao reunir pela primeira vez, em um único volume, a contribuição de uma amostra representativa do pensamento de planejadores oriundos de países com tradição na área, a FUNAG oferece uma obra com potencial de tornar-se referência para diplomatas, acadêmicos, estudantes e interessados.

O livro está disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da FUNAG.

registrado em:
Fim do conteúdo da página