Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

FUNAG lança o livro “A OCDE em Rota de Adaptação ao Cenário Internacional: perspectivas para o relacionamento do Brasil com a Organização”

Rotativo OCDE

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica o livro “A OCDE em Rota de Adaptação ao Cenário Internacional: perspectivas para o relacionamento do Brasil com a Organização”, do conselheiro Rodrigo de Oliveira Godinho.

Originalmente tese apresentada no Curso de Altos Estudos (CAE) do Instituto Rio Branco, a publicação tem como objeto as transformações institucionais e temáticas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entre os anos de 2006 e 2016, e suas implicações para o relacionamento entre o Brasil e aquela organização.

Durante o período analisado, a OCDE passou por transformações significativas. No plano institucional, autorizou abertura de novos processos de acessão e lançou “Engajamento Ampliado” junto a grandes economias emergentes. No plano temático, promoveu ajustes em sua agenda substantiva visando adaptá-la aos desafios da crise internacional, buscou maior eficiência de suas atividades e integrou-se às atividades do G20.

Em paralelo, houve evolução significativa da participação brasileira em instâncias, instrumentos, estudos e revisões por pares da Organização. Segundo Rodrigo Godinho, “esse relacionamento alcançou patamar distinto em 2015, com a assinatura de acordo de cooperação, e registrou novo desenvolvimento com a decisão brasileira de solicitar o início de acessão à OCDE, em maio de 2017”.

A obra está disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da FUNAG.

registrado em:
Fim do conteúdo da página