Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Palestra discute as dinâmicas de uma nova África

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) realizaram, em 6 de junho, no Itamaraty, a palestra-debate “Dynamics of new Africa”, com Jean-Pierre Bat, responsável por temas africanos no Centro de Análise, Previsões e Estratégias do Ministério de Europa e das Relações Exteriores da França.

Doutor em história pela Universidade de Sorbonne, Jean-Pierre discorreu sobre a conjuntura política do continente africano e sobre a construção de uma nova visão do multilateralismo entre os países da região.

Integraram a mesa o presidente da FUNAG, embaixador Sérgio E. Moreira Lima, e a chefe da Divisão da África Austral e Lusófona, conselheira Vanessa Dolce de Faria, que apresentou as linhas gerais da política externa brasileira para a África.

Participaram do debate representantes de embaixada, como os embaixadores Nabil Adghoghi, do Reino do Marrocos; e José Kinn Franco, do Estado Plurinacional da Bolívia; o ministro-conselheiro Fadl Nacerodien, da República da África do Sul; entre outros.

Em dia seguinte, o presidente da FUNAG recebeu o Jean-Pierre na Presidência da Fundação para tratar da ampliação e do fortalecimento dos vínculos entre a FUNAG e instituições de pesquisa e “think tanks” franceses. 

Durante a reunião, o embaixador Moreira Lima doou os livros “O Pragmatismo Responsável na Visão da Diplomacia e da Academia”; “Oswaldo Aranha - Um estadista brasileiro” – vol.I e vol. II; “Brazilian Diplomatic Thought - Policymakers and Agents of Foreign Policy (1750-1964)” - Coleção, e o “BRICS Studies and Documents”.

Fotos: Arapuã Brito.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página