Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

FUNAG promove palestra-debate sobre a "Diplomacia do Etanol" 

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e o seu Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) realizaram, em 9 de março, a palestra-debate Diálogos Internacionais: "Diplomacia do Etanol: desafios e perspectivas", com o professor Klaus Guimarães Dalgaard, no Ministério das Relações Exteriores (MRE). 

O professor tratou dos desafios no campo dos biocombustíveis, com foco no etanol, abordando as políticas para o setor e a “diplomacia energética” brasileira. No tocante a este último aspecto, discorreu sobre as iniciativas nacionais visando à internacionalização da produção e do consumo de etanol, particularmente em países africanos. Confira a apresentação

Integraram a mesa o diretor do IPRI, ministro Paulo Roberto de Almeida; o coordenador-geral do Instituto, conselheiro Marco Túlio Cabral; o diretor do Departamento de Energia do MRE, ministro João Genésio de Almeida Filho; e da Divisão de Recursos Energéticos Novos e Renováveis do Ministério, conselheiro Renato Domith Godinho. 

Klaus Guimarães Dalgaard é professor adjunto de política internacional e comparada do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fez mestrado e doutorado na London School of Economics and Political Science (LSE), no Reino Unido, onde também foi professor assistente, lecionando nos cursos de verão, graduação e mestrado do Departamento de Relações Internacionais. É também pós-doutor em engenharia de energia e planejamento energético no Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista no tema de energias renováveis e biocombustíveis, publicou diversos artigos e livros sobre o tema.

A FUNAG publicou, em 2017, o livro, inspirado em sua tese de doutorado na London School of Economics sobre a diplomacia do etanol, The Energy Statecraft of Brazil: The rise and fall of Brazil’s ethanol diplomacy, disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da Fundação.

 

Fotos: Arapuã Brito

registrado em:
Fim do conteúdo da página