Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Reunião de Consulta da América Latina e do Caribe

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) realizaram, em Brasília, nos dias 19 e 20 de fevereiro, a “Reunião de Consulta da América Latina e Caribe como Contribuição Regional para o Pacto Global sobre Refugiados”.

O chanceler Aloysio Nunes Ferreira abriu o evento, acompanhado do Alto Comissário para Refugiados, Filippo Grandi; do presidente da FUNAG, embaixador Sérgio E. Moreira Lima; do subsecretário-geral de Assuntos Políticos da Europa e América do Norte, Fernando Simas Magalhães, e do secretário Nacional de Justiça, Rogério Galloro.

Foram convidados todos os países da América Latina e do Caribe, além de países observadores, representantes da sociedade civil e da academia. Veja a programação.

O objetivo foi reunir e compartilhar as boas práticas e adotar recomendações que servirão como contribuições à elaboração do Pacto Global, a ser aprovado no segundo semestre de 2018. O encontro reafirma a abordagem solidária da América Latina e do Caribe em conceder refúgio e atenção para as pessoas que se encontram em necessidade de proteção.

Confira o documento final “100 pontos de Brasília”, que constitui referência para o Pacto Global Sobre Refugiados.

Veja o discurso do subsecretário-geral de Assuntos Políticos da Europa e América do Norte, Fernando Simas Magalhães, por ocasião do encerramento da Reunião de Consulta da América Latina e do Caribe sobre Refugiados.

 

 

Fotos: AIG e Thiago Santos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página