Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

VI Conferência sobre Relações Exteriores (CORE)

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), realizou, em Brasília, de 8 a 10 de novembro, a VI Conferência sobre Relações Exteriores (CORE) sobre o tema “O Brasil e as Tendências do Cenário Internacional”. O Ministro de Estado das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, proferiu a palestra de abertura da CORE (assista aqui ao vídeo), tendo ao lado o presidente da FUNAG, embaixador Sérgio Moreira Lima; e o subsecretário-geral da América Latina e do Caribe, embaixador Paulo Estivallet de Mesquita.

Veja a programação.

A Conferência foi dividida em cinco painéis temáticos, sendo eles: I) O futuro da integração na América do Sul: desafios políticos e econômicos; II) Estratégia de inserção do Brasil na economia global; III) A liderança brasileira em desenvolvimento sustentável e o futuro do Acordo de Paris; IV) A reforma da ONU e o futuro do multilateralismo; e V) O retorno da geopolítica e os principais focos de tensão globais. 

O secretário-geral de Estado das Relações Exteriores, embaixador Marcos Bezerra Abbott Galvão, proferiu, em 10 de novembro, o discurso de encerramento da VI CORE. Compuseram a mesa o presidente da FUNAG; o diretor do Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD), embaixador Gelson Fonseca Junior; o diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), ministro Paulo Roberto de Almeida; e o presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), professor Eugênio Diniz.

Participaram da Conferência, entre outros, membros do corpo diplomático, autoridades governamentais, professores, coordenadores de cursos de Relações Internacionais e estudantes.

Realizada anualmente, a CORE busca promover um espaço para reflexão e interação entre o Itamaraty e a academia sobre as relações internacionais, a política externa brasileira e o pensamento diplomático do Brasil.

Assista aos vídeos da VI CORE.

Veja as projeções apresentadas pelos palestrantes:

Professora Miriam Gomes Saraiva da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ);

Professor Fábio Borges da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA);

Professor Marcos Cordeiro Pires da Universidade Estadual Paulista (UNESP);

Secretário Pedro Tiê Candido Souza da Divisão de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável, MRE.

Professora Ana Flávia Granja e Barros da Universidade de Brasília (UnB);

Professor André Luiz Reis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);

Professor Antônio Jorge Ramalho da Universidade de Brasília (UnB).

Fotos: AIG do MRE, Thiago Santos, Arapuã Brito. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página