Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Exposição “Palavras sem fronteiras”

O presidente da FUNAG, acompanhado do Ministro Antonio Mesplé, recebeu, em 23 de janeiro, a embaixatriz Michele Corrêa da Costa, acompanhada da Sra. Maria Eugênia Stein, curadora da exposição, para tratar de temas relativos à exposição “Palavras sem fronteiras – mídias convergentes”, cuja abertura está prevista para 13 de março no Palácio Itamaraty. Antes de Brasília, a exposição foi realizada no Rio de Janeiro, na Academia Brasileira de Letras, e em São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa. Foi planejada com base na premiada obra do embaixador Sergio Corrêa da Costa, “Palavras sem fronteiras”, lançada na França no final de 1999. Nela, é analisada uma face pouco falada da globalização – a globalização lexical, que são palavras que peregrinam por diversas línguas, mantendo o significado original. Assim, unem fronteiras, etnias, memórias, tradições e valores.

Sergio Corrêa da Costa, advogado de formação e diplomata de carreira, foi também historiador e membro da Academia Brasileira de Letras. Secretário-Geral do Itamaraty no biênio 1967-1968, foi embaixador no Canadá, Reino Unido e nos Estados Unidos, além de Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas. Faleceu em 29 de setembro de 2005.

Palavras sem fronteiras

Com prefácio de Maurice Druon, secretário perpétuo da Academia Francesa e ex-ministro da Cultura, o livro foi originalmente publicado na França sob o título Mots sans frontières. Recebeu, em 1999, o Grande Prêmio da Fundação Príncipe Louis de Polignac, do Principado de Mônaco. Editado no Brasil em 2000, o livro contém um índice com três mil palavras e expressões, que foram extraídas de textos publicados em 15 países e em oito diferentes línguas. Em 2004, Sérgio Corrêa da Costa foi agraciado com o Prêmio Richelieu-Senghor, distinção só concedida às personalidades que hajam prestado uma contribuição excepcional à Francofonia e à irradiação do idioma francês.

Foto: Arapuã Brito

 DSC0005

Sra. Maria Eugênia Stein, embaixatriz Michele Corrêa da Costa, Presidente da FUNAG e o Ministro Antonio Mesplé

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página