Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

FUNAG lança “Cadernos do CHDD nº 28”

 

1182 Capa Reduzida Cadernos CHDD N 28

 

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) lançou a nova edição dos Cadernos do CHDD (nº 28), que apresenta dois conjuntos de documentos. O primeiro continua a publicação dos ofícios* de Miguel Maria Lisboa, chefe da Legação Imperial em Washington entre 1859 e 1865. No número anterior foram reproduzidos os ofícios dos anos 1859-1860; agora, são divulgados os dois anos seguintes. Uma das razões para ler os ofícios de Lisboa é a qualidade da informação do diplomata brasileiro sobre um momento decisivo na história dos Estados Unidos. A informação se valoriza pelo impecável estilo diplomático dos ofícios. A escrita é clara, precisa e sem preciosismo. A parte final com os ofícios de 1863-1865 será publicada no próximo número dos Cadernos do CHDD.

O segundo conjunto apresenta um episódio pouco conhecido das relações entre o Brasil e a África no século XIX: a missão especial de Hermenegildo Niterói à Libéria, entre 1850-1853.

A Revista já está disponível no site da FUNAG para download gratuito e pode ser adquirido na biblioteca digital da Fundação.

*Ofício é o nome dado a um padrão de comunicação formal muito comum à época entre as representações diplomáticas no exterior e a Secretaria de Estado no Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página