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Relação dos presidentes da FUNAG

Ministro Roberto Goidanich 11/03/2019 - hoje
Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima 31/01/2014 - 17/11/2018
 Embaixador José Vicente de Sá Pimentel 05/06/2012 - 31/01/2014
 Embaixador Gilberto Vergne Saboia 31/01/2011 - 17/05/2012
Embaixador José Jeronimo Moscardo de Souza 24/03/2006 - 08/11/2010
Embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota 09/03/2005 a 24/03/2006
Embaixadora Thereza Maria Machado Quintella 28/11/2001 a 09/03/2005
Conselheira Maria Lucy Gurgel Valente de Seixas Corrêa 29/03/2000 - 15/03/2001 / 01/09/2001 - 27/11/2001
Embaixador André Mattoso Maia Amado 16/03/2001 - 31/08/2001
Embaixador Alvaro da Costa Franco Filho 26/03/1998 - 28/03/2000
Embaixador João Clemente Baena Soares 16/01/1995 - 25/03/1998
Embaixador Gelson Fonseca Junior 13/11/1992 - 16/01/1995
Embaixador Synésio Sampaio Goes Filho 28/07/1992 - 13/11/1992
Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima 1987 - 1992
Embaixador Marcos Castrioto de Azambuja 1985 - 1987
Embaixador Wladimir do Amaral Murtinho 1981 - 1984

Atualizado em 07 de janeiro de 2020.

 

 

<h1 class="borderHeading" style="list-style: none; vertical-align: baseline; margin: 0px 0px 10px; padding: 0px 0px 15px; font-family: open_sansbold; line-height: 40px; color: #1e68d0; text-transform: uppercase; letter-spacing: -1px; border-bottom-width: 1px; border-bottom-style: solid; border-bottom-color: #e8e7e7;"><span style="color: #1e68d0;">FUNAG - InstituciOnal&nbsp;</span>
</h1>
<p>A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), instituída com base na Lei nº 5.717 de 26 de outubro de 1971, é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, que tem como objetivos básicos:</p>
<ul>
<li>realizar e promover atividades culturais e pedagógicas no campo das relações internacionais;</li>
<li>realizar e promover estudos e pesquisas sobre problemas atinentes às relações internacionais e sobre a história diplomática do Brasil;</li>
<li>divulgar a política externa brasileira em seus aspectos gerais;</li>
<li>contribuir para a formação no Brasil de uma opinião pública sensível aos problemas da convivência internacional; e</li>
<li>desenvolver outras atividades compatíveis com suas finalidades e estatutos.</li>
</ul>
<p>O público-alvo da FUNAG é a sociedade brasileira, com ênfase nos interessados em relações internacionais, na política externa e na história diplomática do Brasil, bem como estrangeiros interessados no país.</p>
<p>Para alcançar seus objetivos básicos, e com vistas a beneficiar seu público-alvo, a FUNAG desenvolve os seguintes produtos:</p>
<ul>
<li>debates (conferências, seminários, cursos, etc.) sobre temas das relações internacionais, da política externa e da história diplomática do Brasil, com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros;</li>
<li>livros editados e publicados, distribuídos para formadores de opinião pública, bibliotecas e instituições, e vendidos nas lojas física e virtual da FUNAG;</li>
<li>biblioteca digital, na qual as publicações da FUNAG são disponibilizadas para download gratuito nos formatos PDF, ePUB e MOBI;</li>
<li>exposições (geralmente compostas por painéis com imagens e textos) sobre temas relevantes para a política externa e sobre a história diplomática do país;</li>
<li>vídeos editados e disponibilizados no canal de YouTube da FUNAG;</li>
<li><em>podcasts</em> com entrevistas disponibilizadas em distintas plataformas (Anchor.fm, Apple Podcasts, Breaker, Deezer, Castbox, Google Podcasts, Pocket Casts, RadioPublic, Spotify e Stitcher);</li>
<li><span style="font-style: italic;"></span>discursos, artigos, entrevistas e outros textos relevantes de política externa brasileira contemporânea compilados, disponibilizados e traduzidos para o inglês e o espanhol;</li>
<li>outros produtos, como plataforma de busca dos chefes de missões diplomáticas brasileiras no exterior (1808 a 2018), banco de teses de relações internacionais, informações de ministros de Estado das Relações Exteriores e secretários-gerais das Relações Exteriores, etc.</li>
</ul>
<p>A FUNAG busca, em suma, tornar-se cada vez mais útil para a sociedade brasileira, atingindo público crescente com significativa redução de custos, utilizando-se, sobretudo, de meios mais modernos, como publicações digitais, produtos audiovisuais de qualidade,&nbsp;podcasts, entre outros, sempre com acesso irrestrito e gratuito, como formas de&nbsp;difusão do conhecimento decorrente de suas atividades, realizadas&nbsp;em estreita coordenação com o Ministério das Relações Exteriores.</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong><a href="http://funag.gov.br/images/planejamento-estrategico/planejamento-estrategico.pdf" target="_blank">Planejamento Estratégico</a></strong>
</p>
<p><strong>&nbsp;</strong>
</p>
<p><strong><a href="/images/organograma_funag/organograma.png" target="_blank">Estrutura organizacional</a></strong>
</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>A estrutura organizacional da FUNAG foi estabelecida no <a href="http://funag.gov.br/images/albuns/Legislacao/decreto-10099.pdf" target="_blank">Estatuto</a> e no <a href="http://funag.gov.br/images/albuns/Legislacao/portaria-n118-6-12-19-regimento-interno-funag.pdf" target="_blank">Regimento Interno</a> aprovados, respectivamente, em novembro e dezembro de 2019, os quais norteiam, também, a sua estrutura de governança e as instâncias definidas no seu plano de integridade. O Conselho de Administração Superior da FUNAG estabelece as diretrizes gerais, que são implementadas sob a gestão estratégica do presidente da Fundação, que representa sua alta administração.</p>
<p>A gestão tática é exercida pelos representantes dos níveis da estrutura organizacional imediatamente abaixo do presidente, como o coordenador-geral de administração, orçamento e finanças e o gerente de projetos, bem como os diretores dos órgãos específicos singulares da FUNAG, que são o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) e o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD).</p>
<p>A gestão operacional é exercida pelos coordenadores e chefes da estrutura da FUNAG. A estrutura organizacional ainda contempla, como instâncias de apoio à governança, a Procuradoria Federal; a Auditoria Interna; a Comissão de Ética; a Ouvidoria; e o Comitê de Governança, Riscos e Controle.</p>
<p>Comentam-se, a seguir, as funções dos principais órgãos da FUNAG:</p>
<p>&nbsp;</p>
<h1 class="borderHeading" style="list-style: none; vertical-align: baseline; margin: 0px 0px 10px; padding: 0px 0px 15px; font-family: open_sansbold; line-height: 40px; color: #1e68d0; text-transform: uppercase; letter-spacing: -1px; border-bottom: 1px solid #e8e7e7;"><span style="color: #1e68d0;">CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR</span>
</h1>
<p>Ao Conselho de Administração Superior compete:</p>
<ul>
<li>definir as diretrizes gerais da FUNAG;</li>
<li>aprovar o programa anual de trabalho e o seu orçamento;</li>
<li>aprovar o relatório de gestão anual, elaborado pelo presidente da FUNAG;</li>
<li>examinar e acompanhar a execução orçamentária e financeira da FUNAG;</li>
<li>deliberar sobre as propostas de contratação de empréstimos internos e externos; e</li>
<li>manifestar-se sobre consultas que lhe forem encaminhadas por seus membros ou pelo presidente da FUNAG.&nbsp;</li>
</ul>
<p>É responsável, também, por aprovar o programa editorial da FUNAG, cabendo ao presidente da Fundação submeter aos seus membros, em reuniões ou por meio eletrônico, as propostas de publicações.</p>
<p>O Conselho é composto pelos seguintes membros:</p>
<p>a) Ministro de Estado das Relações Exteriores, que o presidi;</p>
<p>b) Secretário-geral das Relações Exteriores;</p>
<p>c) Secretários das Relações Exteriores;</p>
<p>d) Chefe do Gabinete do Ministro de Estado das Relações Exteriores; e</p>
<p>e) Presidente da FUNAG.</p>
<p>&nbsp;</p>
<table style="width: 750px; background-color: #3e67b1;" border="0">
<tbody>
<tr>
<td>
<p style="text-align: center;"><span style="color: #ffffff;"><span style="font-size: 16px;"><b>Atuais membros do Conselho de Administração Superior</b></span></span>
</p>
</td>
</tr>
</tbody>
</table>
<table style="width: 750px; font-size: 9pt; background-color: #d3d9e1;" border="0">
<tbody>
<tr>
<td>Embaixador Ernesto Araújo</td>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Ministro de Estado das Relações Exteriores</span>
</td>
</tr>
<tr>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Embaixador Otávio Brandelli</span>
</td>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Secretário-geral das Relações Exteriores</span>
</td>
</tr>
<tr>
<td>Embaixadora Cláudia Fonseca Buzzi</td>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Secretário de Gestão Administrativa</span>
</td>
</tr>
<tr>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Embaixador Norberto Moretti</span>
</td>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Secretário de Política Externa Comercial e Econômica</span>
</td>
</tr>
<tr>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva</span>
</td>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas</span>
</td>
</tr>
<tr>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Embaixador Reinaldo José de Almeida Salgado</span>
</td>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Secretário de Negociações Bilaterais na Ásia, Oceania e Rússia</span>
</td>
</tr>
<tr>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Embaixadora Márcia Donner Abreu</span>
</td>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Secretária de Comunicação e Cultura</span>
</td>
</tr>
<tr>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Embaixador&nbsp;Fabio Mendes Marzano</span>
</td>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania</span>
</td>
</tr>
<tr>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Embaixador&nbsp;Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega</span>
</td>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África</span>
</td>
</tr>
<tr>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Embaixador&nbsp;Pedro Gustavo Ventura Wollny</span>
</td>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Chefe do Gabinete do Ministro de Estado</span>
</td>
</tr>
<tr>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Ministro Roberto Goidanich</span>
</td>
<td><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 107%; font-family: 'Calibri',sans-serif; mso-ascii-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin; mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão</span>
</td>
</tr>
</tbody>
</table>
<p>&nbsp;</p>
<h1 class="borderHeading" style="list-style: none; vertical-align: baseline; margin: 0px 0px 10px; padding: 0px 0px 15px; font-family: open_sansbold; line-height: 40px; color: #1e68d0; text-transform: uppercase; letter-spacing: -1px; border-bottom: 1px solid #e8e7e7;"><span style="color: #1e68d0;">PRESIDÊNCIA</span>
</h1>
<p><span style="color: #1e68d0;"><strong><span style="font-size: 12pt;">PRESIDENTE</span>
</strong>
</span>
</p>
<p>Ao presidente da FUNAG compete:</p>
<ul>
<li>aprovar o regimento interno da FUNAG;</li>
<li>coordenar as atividades da FUNAG;</li>
<li>representar a FUNAG em juízo ou fora dele, pessoalmente ou por mandatários</li>
<li>delegar atribuições;</li>
<li>submeter ao Conselho de Administração Superior o relatório anual de atividades, a prestação de contas, o orçamento e a proposta de programa de trabalho anual, contendo os projetos finalísticos e o programa editorial da FUNAG;</li>
<li>editar normas regulamentares e praticar os demais atos pertinentes à organização e ao funcionamento da FUNAG, nos termos do disposto em seu regimento interno; e</li>
<li>celebrar convênios, contratos e instrumentos similares com entidades nacionais, estrangeiras e internacionais.</li>
</ul>
<p><a href="/index.php/pt-br/component/content/article/2-uncategorised/3101-presidentes?Itemid=101"><strong style="text-align: justify;">Relação dos presidentes da FUNAG</strong></a>
</p>
<p>O presidente da FUNAG conta com a assistência direta e imediata de dois órgãos: Gabinete e Gerência de Projetos.</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><span style="color: #1e68d0;"><strong><span style="font-size: 12pt;">GABINETE</span>
</strong>
</span>
</p>
<p>Ao&nbsp;Gabinete compete:</p>
<ul>
<li>assistir o presidente da FUNAG em sua representação social e política e incumbir-se do preparo e despacho de seu expediente pessoal;</li>
<li>apoiar a publicação e a divulgação das matérias de interesse da FUNAG;</li>
<li>planejar, coordenar e supervisionar as atividades demandadas pelo presidente da FUNAG;</li>
<li>secretariar as reuniões do Conselho de Administração Superior;</li>
<li>analisar, dando tratamento adequado e encaminhando às áreas competentes, as demandas recebidas no Gabinete assim como acompanhar as providências adotadas; e</li>
<li>realizar outras tarefas demandadas pelo presidente da FUNAG ou pelo chefe do Gabinete.</li>
</ul>
<p>&nbsp;</p>
<p><span style="color: #1e68d0;"><strong><span style="font-size: 12pt;">GERÊNCIA DE PROJETOS</span>
</strong>
</span>
</p>
<p>À&nbsp;Gerência de Projetos&nbsp;compete:</p>
<ul>
<li>assistir o presidente da FUNAG quanto às atividades e aos projetos finalísticos da Fundação;</li>
<li>com base em subsídios dos membros do Conselho de Administração Superior e dos órgãos específicos singulares, submeter ao presidente da FUNAG proposta de programa de trabalho anual de projetos finalísticos, de programa editorial e de seus custos;</li>
<li>gerenciar e propor estratégias e instrumentos para a implementação dos projetos finalísticos, editoriais e de comunicação digital, bem como de produção, distribuição e controle do acervo de publicações editadas pela FUNAG; e</li>
<li>elaborar relatórios periódicos e anuais sobre as metas, atividades e resultados dos projetos finalísticos.</li>
</ul>
<p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 3pt 0.75pt; text-align: justify; line-height: 150%; background-image: initial; background-position: initial; background-size: initial; background-repeat: initial; background-attachment: initial; background-origin: initial; background-clip: initial; vertical-align: baseline;">&nbsp;</p>
<p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 3pt 0.75pt; text-align: justify; line-height: 150%; background-image: initial; background-position: initial; background-size: initial; background-repeat: initial; background-attachment: initial; background-origin: initial; background-clip: initial; vertical-align: baseline;">&nbsp;</p>
<h1 class="borderHeading" style="list-style: none; vertical-align: baseline; margin: 0px 0px 10px; padding: 0px 0px 15px; font-family: open_sansbold; line-height: 40px; color: #1e68d0; text-transform: uppercase; letter-spacing: -1px; border-bottom: 1px solid #e8e7e7;"><span style="color: #1e68d0;">COORDENAÇÃO-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO, ORÇAMENTO E FINANÇAS – CGAOF</span>
</h1>
<p>À CGAOF compete:</p>
<ul>
<li>assessorar o presidente da FUNAG na coordenação, na supervisão e no controle das atividades desenvolvidas no âmbito de sua competência;</li>
<li>planejar, coordenar e acompanhar a implementação das políticas e atividades das áreas de orçamento, de finanças, de contabilidade, de recursos humanos, de material, de serviços, de tecnologia da informação e comunicação, de aquisições e contratações e de modernização administrativa, praticando os atos de gestão necessários;</li>
<li>ordenar despesas;</li>
<li>dispensar a realização ou declarar a inexigibilidade de licitação;</li>
<li>homologar licitações;</li>
<li>designar equipes para a realização dos procedimentos licitatórios;</li>
<li>designar gestores e seus substitutos nos contratos da FUNAG; e</li>
<li>dar encaminhamento às áreas da FUNAG para atendimento às demandas recebidas da auditoria interna, dos órgãos de controle interno e externo.</li>
</ul>
<p>O coordenador-geral de Administração, Orçamento e Finanças substitui o presidente da FUNAG em seus afastamentos, impedimentos legais ou regulamentares, bem como na vacância do cargo.</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<h1 class="borderHeading" style="list-style: none; vertical-align: baseline; margin: 0px 0px 10px; padding: 0px 0px 15px; font-family: open_sansbold; line-height: 40px; color: #1e68d0; text-transform: uppercase; letter-spacing: -1px; border-bottom: 1px solid #e8e7e7;"><span style="color: #1e68d0;">INSTITUTO DE PESQUISA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS – IPRI</span>
</h1>
<p>Fundado em 1987, o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) é um órgão da FUNAG e tem por finalidade:&nbsp;</p>
<ul>
<li>desenvolver e divulgar estudos e pesquisas sobre temas atinentes às relações internacionais;</li>
<li>promover a coleta e a sistematização de documentos relativos a seu campo de atuação;</li>
<li>fomentar o intercâmbio científico com instituições congêneres nacionais e estrangeiras;</li>
<li>realizar cursos, conferências, seminários e congressos na área de relações internacionais.&nbsp;</li>
</ul>
<p>Por meio dessas atividades, o IPRI trabalha para a ampliação e o aprofundamento dos canais de diálogo entre o Ministério das Relações Exteriores e a comunidade acadêmica sobre temas de interesse para a política externa brasileira.</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://funag.gov.br/ipri/index.php/quem-e-quem?id=110:ex-diretores-do-ipri"><strong>Relação dos diretores do IPRI</strong></a>
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<h1 class="borderHeading" style="list-style: none; vertical-align: baseline; margin: 0px 0px 10px; padding: 0px 0px 15px; font-family: open_sansbold; line-height: 40px; color: #1e68d0; text-transform: uppercase; letter-spacing: -1px; border-bottom: 1px solid #e8e7e7;"><span style="color: #1e68d0;">CENTRO DE HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO DIPLOMÁTICA – CHDD</span>
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<p>Criado em 2001, o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD)&nbsp;é um órgão da FUNAG e tem por finalidade:</p>
<ul>
<li>promover e divulgar estudos e pesquisas sobre história diplomática e das relações internacionais do Brasil;</li>
<li>criar e difundir instrumentos de pesquisa, incentivar e promover a edição de livros e periódicos sobre temas de sua competência;</li>
<li>promover a realização de atividades de natureza acadêmica no campo da história diplomática.</li>
</ul>
<p>O CHDD tem sido responsável pelo levantamento, pela pesquisa e edição de livros que trazem à luz documentação primária, fonte inestimável para pesquisadores e profissionais da área acadêmica. O CHDD realiza pesquisas, sobretudo, a partir dos documentos depositados no Arquivo Histórico e na Mapoteca do Itamaraty no Rio de Janeiro, que contêm o mais rico acervo documental sobre a História Diplomata do País. O Arquivo Histórico possui correspondência oficial do Ministério das Relações Exteriores desde o Império até a transferência da chancelaria para Brasília, em 1970.</p>
<p>O Centro publica, semestralmente, os “Cadernos do CHDD”, que traz à luz pesquisas efetuadas nos arquivos do Itamaraty. São, igualmente, organizados números especiais dos “Cadernos” dedicados a temas específicos, sob a coordenação de membros da academia.</p>
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<p><a href="/chdd/index.php/equipe?id=316"><strong>Relação dos diretores do CHDD</strong></a>
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