Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Conheça os novos livros publicados pela Funag
Início do conteúdo da página

A Fundação Alexandre de Gusmão lançou:

- Instituições de Bretton Woods,
- Operações de Manutenção de Paz da Onu,
- Nos Bastidores da Diplomacia,
- As Novas Relações Sino-Africanas,
- Conselho de Segurança das Nações Unidas,
- Um Mundo Que Também é Nosso,
- Brazil, BRICS and the International Agenda,
- História das Relações Internacionais do Paraguai e
- História da Política Exterior do Brasil.

Em Instituições de Bretton Woods, o autor Carlos Cozendey faz uma síntese da história, dos personagens, dos instrumentos e das estratégias que orientaram a evolução até os dias atuais do Fundo Monetário Internacional e do chamado grupo Banco Mundial, constituído pelo próprio banco e pelas instituições a ele vinculadas.

Priscila Faganello , autora de Operações de Manutenção da Paz da ONU, registra os problemas enfrentados e os caminhos percorridos em busca de ferramentas utilizadas pelas Nações Unidas que mudem, efetivamente, o rumo do planeta. Além de contexto histórico, a obra apresenta uma visão crítica e esmiúça termos técnicos.

Nos Bastidores da Diplomacia, escrito por Vasco Mariz, relata em pormenores uma carreira variada e interessante, espelhando a evolução de presença internacional brasileira ao longo de cinco décadas.

O quarto livro, As Novas Relações Sino-Africanas, do autor Gustavo Rocha de Menezes, foi apresentado em sua versão original no LVII Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco ( janeiro de 2012) e trata do desenvolvimento e implicações para o Brasil dessas relações.

Escrito por Eugênio Vargas Garcia, o livro Conselho de Segurança das Nações Unidas expõe, de forma sintética, os grandes desafios e dilemas em torno da ação do Conselho, na teoria e na prática.

No livro Um Mundo que Também é Nosso, de João Augusto Costa Vargas, o público poderá descobrir a trajetória de formação de uma das mais ricas e intensas concepções acerca do lugar do Brasil no mundo, das suas possibilidades e das transformações da política internacional de então.

Brazil, BRICS and the International Agenda - versão na língua inglesa do livro organizado pelo Embaixador José Vicente de Sá Pimentel O Brasil, os BRICS e a agenda internacional - contém avaliações de acadêmicos e diplomatas brasileiros e estrangeiros sobre questões que tocam de perto interesses relevantes de toda a sociedade brasileira e, por isso, torna-se uma leitura oportuna e necessária.

História das Relações Internacionais do Paraguai, de Ricardo Scavone Yegros, apresenta uma cobertura concisa do movimento histórico das relações internacionais do Paraguai.

Publicado pela primeira vez no Brasil pela FUNAG, o livro História da Política Exterior do Brasil trata essencialmente da análise histórica da nossa diplomacia exterior.  Foi escrito pelo Embaixador Renato Mendonça e tem apresentação do diplomata Paulo Roberto de Almeida.

Todos esses livros estão disponíveis no site da Funag para download gratuito, mas também podem ser adquiridos na loja virtual ou nos estandes promocionais da Fundação, situada nos Anexos I e II do Ministério das Relações Exteriores.

registrado em:
Fim do conteúdo da página