Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG publica o livro “O drama da Tríplice Aliança (1865-1876)”
Início do conteúdo da página

FUNAG publica o livro O drama da Tríplice Aliança (1865-1876)

 

banner livro drama

 

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) lança a edição fac-similar do livro O drama da Tríplice Aliança (1865-1876), do diplomata Álvaro Teixeira Soares. Publicada originalmente em 1956, a obra ainda guarda o ineditismo e a relevância da sua pesquisa.

Teixeira Soares descreve a Guerra do Paraguai (1864-1870), também denominada de Guerra da Tríplice Aliança, como o período “mais belo, mais movimentado, mais soberbo da diplomacia brasileira”. O livro abrange a condução da Guerra e a posterior construção da paz, processo complexo que quase levou a uma forte tensão entre Brasil e Argentina.

O diplomata também traça perfis dos atores principais da crise, como o do Visconde do Rio Branco e do Barão de Cotegipe, em suas respectivas missões ao Prata representando o Brasil, e de Carlos Tejedor e Bernardo de Irigoyen, ministros das Relações Exteriores argentinos.

A obra integra a coleção “Bicentenário: Brasil 200 anos – 1822-2022” e está disponível para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página