Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG publica novo número do Cadernos do CHDD
Início do conteúdo da página

FUNAG publica novo número do Cadernos do CHDD

 

chdd2

 

O 36º número do Cadernos do CHDD, revista publicada pela Fundação Alexandre de Gusmão e editada pelo seu Centro de História e Documentação Diplomática, está disponível para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG. Este número dá continuidade ao trabalho apresentado no Cadernos nº 35, com novas transcrições de correspondências das missões diplomáticas brasileiras nos países vizinhos do Rio da Prata na primeira metade do século XIX e das missões no Japão e na China no início da II Guerra Mundial.  

Na seleção de documentos sobre o Prata, a obra apresenta ofícios da missão de José Antônio Pimenta Bueno no Paraguai. Encarregado de negócios do Brasil em Assunção entre 1844 e 1847, ele foi responsável por estabelecer relações diplomáticas regulares com o país vizinho. 

A segunda parte da publicação traz as correspondências da Embaixada do Brasil em Tóquio e da Legação do Brasil em Pequim, no período de 1940 a 1942, quando, em virtude do rompimento das relações com o Japão, as duas missões foram encerradas. O tema central é o agravamento dos conflitos do Japão com a China, a União Soviética, e os Estados Unidos. Nelas, é possível acompanhar a perspectiva brasileira sobre os acontecimentos na Ásia durante esse período.

 

Confira a entrevista sobre o lançamento do 36ª número do Cadernos do CHDD – realizada com o seu Diretor, Embaixador Gelson Fonseca, e os servidores Pablo Saturnino e Tiago Fernandes – no podcast da FUNAG:

Anchor | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcast | Spotify

registrado em:
Fim do conteúdo da página