Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG lança edição fac-similar da obra A missão Bellegarde ao Paraguai (1849-1852)
Início do conteúdo da página

FUNAG lança edição fac-similar da obra A missão Bellegarde ao Paraguai (1849-1852)

 

Bellegarde1

 

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica, em edição fac-similar, os três volumes da obra A missão Bellegarde ao Paraguai (1849-1852), do historiador José Antônio Soares de Souza.

O militar Pedro de Alcântara Bellegarde (1807-1864) foi nomeado para a missão no Paraguai em novembro de 1848, chegando no posto em abril do ano seguinte e desligando-se da posição em outubro de 1852. Em 1853, tornou-se ministro da Guerra e da Marinha (Gabinete Paraná). Foi membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

A obra A missão Bellegarde ao Paraguai (1849-1852), publicada originalmente pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em 1966, havia sido encomendada pela Comissão de Estudo dos Textos da História do Brasil do MRE. 

O primeiro volume da obra trata das relações entre Brasil e Paraguai de 1822 até 1846. O autor apresenta o quadro de dificuldades das relações internacionais da bacia do Prata nesse período, em especial as tensões entre Buenos Aires, Assunção, Montevidéu e Rio de Janeiro na consolidação de seus respectivos Estados nacionais.

O segundo volume aborda os antecedentes da designação de Bellegarde ao Paraguai em 1848, sua missão no país e a atuação do militar na demarcação de limites com o Uruguai, em 1859.

No terceiro volume, Soares de Souza transcreve amplo conjunto de fontes primárias sobre as relações entre o Brasil e o Paraguai de 1848 a 1853, abrangendo a correspondência expedida dos ministros dos Negócios Estrangeiros Pedro Araújo Lima (visconde de Olinda) e Paulino José Soares de Souza (futuro visconde do Uruguai), as cartas recebidas e enviadas ao presidente paraguaio Carlos López, as instruções e os despachos e ofícios da missão.

A obra integra a coleção “Bicentenário: Brasil 200 anos – 1822-2022”, lançada pela FUNAG com o intuito de contribuir para a celebração do ducentésimo aniversário de Independência do Brasil. Os três volumes (vol. I, vol. II e vol. III) estão disponíveis para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página