Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG publica nova edição dos Cadernos de Política Exterior
Início do conteúdo da página

FUNAG publica nova edição dos Cadernos de Política Exterior

 

CadernosPoliticaExterior9 rot 

 

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica a nona edição dos Cadernos de Política Exterior, revista editada pelo seu Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI). A presente edição reúne nove artigos – escritos por diplomatas e acadêmicos – sobre relações internacionais e política externa brasileira.

A publicação inicia-se com o artigo sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas Brasil-Estados Unidos e o Centro Espacial de Alcântara, escrito pelo embaixador Alessandro Candeas, diretor do Departamento de Defesa do Itamaraty, e pelo conselheiro Benhur Peruch Viana, chefe da Divisão do Mar, da Antártida e do Espaço, também do Itamaraty.

Na sequência, apresenta-se texto dos diplomatas Felipe Ferreira Marques e Philippe Carvalho Raposo, que reflete sobre as hipóteses em que o direito brasileiro poderia obstar o cumprimento de resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O conselheiro Felipe Haddock Lobo Goulart reflete, em seu artigo, sobre a presença empresarial brasileira nos países árabes e em Israel, descrevendo os investimentos, a malha de representações institucionais, as oportunidades e os desafios advindos das singularidades desses agentes econômicos.

A nova edição dos Cadernos traz, ainda, texto de Gabriel Mithá Ribeiro, pesquisador pós-doutoral vinculado ao Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Mithá Ribeiro trata do dilema moral supremo entre o pensamento da direita e o pensamento da esquerda. O artigo foi baseado em conferência proferida pelo autor em evento promovido pela FUNAG no dia 7 de julho de 2020 e em seu livro Um século de escombros: pensar o futuro com os valores morais da direita.

Lucas Souto Ribeiro, mestre em política e relações internacionais pela Universidade Sergio Arboleda (Colômbia), assina artigo sobre os mecanismos de repressão e controle cubanos na Venezuela.

Por sua vez, o diplomata Luiz Feldman, que serve na Embaixada do Brasil no México, expõe, em seu artigo, o processo orçamentário das Nações Unidas e discute elementos de uma perspectiva brasileira sobre a matéria.

A embaixadora da Venezuela no Brasil, María Teresa Belandria, aborda o processo de transformação da Força Armada Nacional venezuelana em Força Armada Nacional Bolivariana, as mudanças nas estruturas, a criação de novas unidades e suas consequências.

O diplomata Pedro Ivo Ferraz da Silva, que serve na Embaixada do Brasil em Nova Delhi, analisa o conceito de “transferência internacional de tecnologia” e discorre sobre suas variadas definições.

Por fim, a nona edição traz texto do diplomata Pedro Mariano Martins, que também serve na Embaixada do Brasil em Nova Delhi, sobre os desafios da ascensão da Índia, panorama que traz oportunidades para o Brasil.

A nova edição dos Cadernos de Política Exterior está disponível para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página