Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG lança edição fac-similar do livro A missão Pimenta Bueno (1843-1847)
Início do conteúdo da página

FUNAG lança edição fac-similar do livro A missão Pimenta Bueno (1843-1847)

 

Arte1 PimentaBueno

 

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica, em edição fac-similar, o livro A missão Pimenta Bueno (1843-1847), do historiador Pedro Freire Ribeiro. A missão desenrolou-se no contexto de aproximação do Brasil com o Paraguai diante da ascensão de Juan Manuel Rosas em Buenos Aires, quando havia ameaça à livre navegação do Rio da Prata. Pimenta Bueno foi nomeado encarregado de negócios em outubro de 1843, chegando a Assunção em 18 de agosto de 1844, e coube-lhe reconhecer a independência paraguaia no ano de sua chegada no posto.

Publicada originalmente em 1965 pelo Ministério das Relações Exteriores, a obra possui dois volumes. O primeiro trata dos antecedentes e dos objetivos da missão Pimenta Bueno, além das atividades do diplomata em Assunção no ano de 1844. O segundo traz transcrições de documentos como as instruções do então chanceler Paulino José Soares de Souza, futuro visconde do Uruguai; relatos dos ministros dos Negócios Estrangeiros sobre as consultas ao Conselho de Estado referentes a assuntos que afetavam a missão; e a reação do governo brasileiro sobre a atuação de Pimenta Bueno.

Os dois volumes integram a coleção “Bicentenário: Brasil 200 anos – 1822-2022”, lançada pela FUNAG com o intuito de contribuir para a celebração do ducentésimo aniversário de Independência do Brasil. 

A obra está disponível para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG.

registrado em:
Fim do conteúdo da página