Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Edição fac-similar do livro ”História da organização administrativa da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores (1808-1951)”
Início do conteúdo da página

Edição fac-similar do livro ”História da organização administrativa da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores (1808-1951)”

Banner OrgAdm

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica, em edição fac-similar, o livro ”História da organização administrativa da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores (1808-1951)”, do diplomata Marcos Romero. Trata-se de manual sobre a evolução administrativa da diplomacia brasileira desde a chegada de Dom João VI ao Brasil, publicado em 1951 pelo Ministério das Relações Exteriores.

A despeito de ser um texto predominantemente administrativo, ocasionalmente Romero permitiu-se a análise histórica menos burocrática, como a realizada sobre o período do barão do Rio Branco. É de particular interesse o período que vai de 1945 a 1951, em que o autor apresenta as relevantes iniciativas que estruturaram o Itamaraty para o período posterior à Segunda Guerra Mundial.

O volume integra a coleção “Bicentenário Brasil 200 anos – 1822-2022”, lançada pela FUNAG com o intuito de contribuir para a celebração do ducentésimo aniversário de Independência do Brasil.

A obra está disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da FUNAG.

registrado em:
Fim do conteúdo da página