Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG publica o livro “História da Independência do Brasil”
Início do conteúdo da página

FUNAG publica o livro “História da Independência do Brasil”

redes2

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica, em edição fac-similar, a obra a “História da Independência do Brasil”, do diplomata e historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen.

Varnhagen iniciou a pesquisa do presente volume durante a escrita do livro “História Geral do Brasil (1854-1857)”. A metodologia envolveu levantamento de periódicos e panfletos, a realização de entrevistas, e a análise da correspondência diplomática de pelo menos cinco países. Varnhagen faleceu em 1878, não chegando a publicar sua obra em vida.

O manuscrito foi encontrado no acervo do barão do Rio Branco, que, conjuntamente com Eduardo Prado, fez várias anotações. A primeira edição, publicada pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) em 1916, buscou restaurar o texto original, além de redigir notas explicativas, apresentadas ao fim do trabalho em algarismos romanos.

A presente edição reproduz a segunda edição da obra pelo IHGB, de 1938, que inclui índice onomástico, e integra a coleção “Bicentenário Brasil 200 anos – 1822-2022”, lançada pela FUNAG com o intuito de contribuir para a celebração do ducentésimo aniversário de Independência do Brasil.

A obra está disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da FUNAG.

registrado em:
Fim do conteúdo da página