Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG promoveu a VIII Conferência sobre Relações Exteriores em São Paulo
Início do conteúdo da página

FUNAG promoveu a VIII Conferência sobre Relações Exteriores em São Paulo

 

O Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) realizaram a VIII Conferência sobre Relações Exteriores (CORE) nos dias 11 e 12 de novembro de 2019, auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP, em São Paulo-SP.

A CORE ofereceu espaço para reflexão e debate entre diplomatas, a comunidade acadêmica e o setor privado sobre o cenário internacional, o pensamento diplomático e a política externa brasileira.

A edição deste ano do evento contou com os seguintes sete painéis:

  • "O grande tabuleiro: as relações entre EUA e China no século XXI. Diagnóstico e perspectivas", com moderação do embaixador Benoni Belli, diretor do Departamento de EUA do MRE, e palestras de Luiz Augusto de Castro Neves, presidente do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC); Carlos Gustavo Poggio, professor da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP); e Pepe Zhang, diretor associado do Atlantic Council.
  • "O novo panorama latino-americano: o Brasil e seu entorno regional", com moderação do ministro Roberto Goidanich, presidente da FUNAG, e palestras do embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas do MRE; Marcelo de Almeida Medeiros, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Alcides da Costa Vaz, professor da Universidade de Brasília (UnB).
  • "A inserção comercial do Brasil: panorama das principais negociações comerciais em que o país está engajado", com moderação do professor João Paulo Cândia Veiga, do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (DCP-USP), e palestras de embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas do MRE; e Marcos Jank, professor sênior de Agronegócio Global no INSPER.
  • "Perspectivas do BRICS na ordem internacional no século XXI", com moderação da professora Lourdes Sola, Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (DCP-USP), e palestras de Ivan Oliveira, diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do IPEA; e Mauricio Santoro, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  • "A acessão do Brasil à OCDE: principais desafios e implicações", com moderação do conselheiro Augusto Castro, coordenador-geral de pesquisa do IPRI/FUNAG, e palestras de embaixador Carlos Márcio Cozendey, delegado do Brasil junto a Organizações Internacionais Econômicas em Paris; Vera Thorstensen, professora da Fundação Getulio Vargas (FGV); Marcelo Barros Gomes, subchefe da Subchefia de Análise, Acompanhamento e Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República; e Mario Marconini, diretor de política comercial do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (DEREX/FIESP).
  • "Diplomacia científica e da inovação: principais desafios para o Brasil", com moderação do professor Amâncio Jorge de Oliveira (IRI-USP), e palestras do embaixador Achilles Zaluar, diretor do Departamento de Promoção Tecnológica do MRE; e Guilherme Ary Plonski, professor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).
  • "A agenda de infraestrutura: como atrair os investidores estrangeiros e garantir o financiamento dos projetos", com moderação do pesquisador Alberto Pfeifer, coordenador do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (GACInt) do IRI-USP, e palestras do ministro Augusto Pestana, diretor de Negócios da Apex-Brasil; Veronica Sánchez da Cruz Rios, secretária especial adjunta da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI); e Henrique Amarante Costa Pinto, vice-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Assista aos vídeos do evento.

Assista ao vídeo da participação do ministro de Estado das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo, na abertura da VIII CORE.

Assista ao vídeo de abertura VIII CORE.

Assista à playlist do primeiro painel, "O grande tabuleiro: as relações entre EUA e China no século XXI. Diagnóstico e perspectivas".

Assista à playlist do segundo painel, "O novo panorama latino-americano: o Brasil e seu entorno regional".

Assista à playlist do terceiro painel, "A inserção comercial do Brasil: panorama das principais negociações comerciais em que o país está engajado".

Assista à playlist do quarto painel, "Perspectivas do BRICS na ordem internacional no século XXI".

Assista à playlist do quinto painel, "A acessão do Brasil à OCDE: principais desafios e implicações".

Assista à playlist do sexto painel, "Diplomacia científica e da inovação: principais desafios para o Brasil".

Assista à playlist do sétimo painel, "A agenda de infraestrutura: como atrair os investidores estrangeiros e garantir o financiamento dos projetos".

 


Fotos: Ricardo Padue.

Veja mais fotos do evento no Flickr.

registrado em:
Fim do conteúdo da página