Assista aos vídeos do seminário The World Nuclear Industry Today
A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) disponibiliza os vídeos do seminário internacional The World Nuclear Industry Today [A indústria nuclear mundial nos dias atuais], realizado de 3 a 5 de junho de 2019, no Palácio Itamaraty, Brasília. Ao todo são 21 vídeos em que os participantes aprofundam o debate sobre a situação nuclear no mundo e no Brasil.
Promovido pela Associação Brasileira de Atividades Nucleares (ABDAN) e a World Nuclear University (WNU), o evento contou com apoio do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da FUNAG e do seu Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI).
Estiveram presentes representantes de órgãos governamentais, especialistas e profissionais de centros nacionais de pesquisa nuclear, além de acadêmicos e estudantes universitários.
Fotos: Ricardo Padue.
Veja mais fotos do evento no nosso Flickr.
Assista a todos os 21 vídeos do seminário:
Abertura Parte I: embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota, diretora do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI); Celso Cunha, presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN)
Abertura Parte II: Orlando João Agostinho Gonçalves Filho, coordenador-geral de Ciência e Tecnologia Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN); Reive Barros, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia; André Pepitone da Nóbrega, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.
Introdução ao Curso: Patricia Wieland, diretora da World Nuclear University.
Desenvolvimento (evolução) da energia nuclear no Brasil: Reive Barros, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia.
Energia nuclear - economia: Milton Caplan, presidente da MZ Consulting.
Safety, security e safeguards (os três ‘S’ da energia nuclear): Abel González, Autoridad Regulatoria Nuclear (ARN) da Argentina.
Como lidar com o risco de radiação em condições normais, acidentais e pós-acidentais: Abel González, Autoridad Regulatoria Nuclear (ARN) da Argentina.
Perspectivas para institutos de pesquisa nuclear no Brasil: Orlando João Agostinho Gonçalves Filho, coordenador-geral de Ciência e Tecnologia Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
A indústria nuclear mundial nos dias atuais: sessão de debates do 1° dia.
Considerações econômicas e ambientais sobre diferentes fontes de energia: Nivalde José de Castro, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Comparação do desenvolvimento da energia nuclear em diferentes países: Milton Caplan, presidente da MZ Consulting.
O Programa Nuclear da Marinha: capitão de mar e guerra Carlos Alberto de Abreu Madeira.
O Programa Harmony: Leonam dos Santos Guimarães, membro da Associação Nuclear Mundial e membro da ABDAN.
A experiência operacional de Angra 1 e Angra 2: João Carlos da Cunha Bastos, diretor de Operação e Comercialização da Eletronuclear.
O processo de conclusão de Angra 3: Marcelo Gomes da Silva, chefe do Departamento de Desenvolvimento de Novos Empreendimentos da Eletronuclear.
Projeto Nuclear - estruturação e financiamento: Milton Caplan, presidente da MZ Consulting.
A indústria nuclear mundial nos dias atuais: sessão de debates do 2º dia.
Aumento da produção de combustível nuclear: Carlos Freire Moreira, presidente da Indústrias Nucleares Brasileiras (INB).
Solução para o armazenamento de combustível irradiado: Lúcio Dias Batista Ferrari, superintendente de Engenharia de Projetos da Eletronuclear.
Comunicação nuclear eficaz: Ann Bisconti, presidente da Bisconti Research, Inc.
A indústria nuclear mundial nos dias atuais: sessão de debates do 3º dia.
Redes Sociais