Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para o seminário “A agenda Mulheres, Paz e Segurança: desafios brasileiros em operações de paz da ONU”
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para o seminário “A agenda Mulheres, Paz e Segurança: desafios brasileiros em operações de paz da ONU”

artigo site

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) convidam para o seminário “A agenda Mulheres, Paz e Segurança: desafios brasileiros em operações de paz da ONU”, a realizar-se no dia 25 de junho próximo, às 9 horas, no auditório Paulo Nogueira Batista, Anexo II do MRE, em Brasília. Confira a programação.

O Brasil adotou, em março de 2017, seu primeiro Plano Nacional de Ação (PNA) sobre Mulheres, Paz e Segurança, com vigência inicial de dois anos. Por meio do documento, o governo brasileiro reafirmou seu compromisso com o papel das mulheres na promoção da paz e da segurança internacionais. Em março de 2019, o governo brasileiro anunciou, na sede das Nações Unidas em Nova York, a extensão da vigência de seu PNA por período adicional de quatro anos. 

O seminário visa a debater maneiras concretas de aumentar a participação de mulheres brasileiras uniformizadas em operações de manutenção da paz. As participantes da mesa de debate serão convidadas a compartilhar seus pontos de vista sobre os maiores desafios práticos e operacionais para a consecução desse objetivo, a fim de subsidiar a adoção de eventuais ações domésticas, bem como a formulação de sugestões do Brasil à ONU.

O evento contará com intervenções da capitão de corveta Marcia Braga, da Marinha do Brasil, vencedora do prêmio “Defensora de Gênero” das Nações Unidas em 2019; de Najla Nassif Palma, promotora de Justiça Militar e especialista em missões de paz e direitos militares; da professora doutora Paula Drumond, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialista na área de gênero e segurança internacional; e será mediado pela chefe da Divisão de Nações Unidas II, conselheira Viviane Rios Balbino.

Inscrições on-line encerradas.
Serão aceitas novas inscrições no local do evento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página