Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > II Seminário sobre Diplomacia e Inovação Científica e Tecnológica
Início do conteúdo da página

II Seminário sobre Diplomacia e Inovação Científica e Tecnológica

Em 8 de dezembro, os ministros das Relações Exteriores (MRE), Aloysio Nunes (confira aqui o discurso), e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, abriram o “II Seminário sobre Diplomacia e Inovação Científica e Tecnológica: Ação Internacional no Brasil”, no Palácio Itamaraty, Brasília. O orador principal foi o presidente em exercício do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marcelo Marcos Morales.

Organizado pelo MRE e MCTIC, com apoio da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), o seminário teve como objetivo compartilhar experiências com países que implementaram políticas públicas exitosas de incentivo à ciência, tecnologia e inovação. Durante o evento foi assinada portaria interministerial entre o MRE e o MCTIC, que cria a Comissão de Coordenação em Ciência, Tecnologia e Inovação para aprimorar a atuação internacional do Brasil nessas áreas.

O primeiro painel, “Ação Internacional no Brasil: Argentina e Suécia”, teve como palestrantes o diretor nacional de Cooperação e Integração Institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, Jorge Mariano Jordán, e o embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn. O debate foi moderado pelo diretor de Políticas e Programas de Ciência do MCTIC, Savio Raeder.

O presidente da FUNAG, embaixador Sérgio Moreira Lima, moderou o segundo painel, “Ação Internacional no Brasil: China e União Europeia”, que contou com a participação do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, e do vice-diretor da Direção-Geral para as Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias (DG-Connect) da Comissão Europeia, Khalil Rouhana.

O terceiro painel, “Ação Internacional no Brasil: a dimensão multilateral”, contou com apresentações do coordenador de Ciências da Representação da UNESCO no Brasil, Fábio Eon, e do coordenador do Projeto “ENRICH-Brazil”, Markus Will. O diretor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do MRE, embaixador Benedicto Fonseca Filho, moderou as discussões.

No quarto e último painel, “Ação Internacional no Brasil: os Centros de Inovação da Dinamarca e o universo das startups”, os palestrantes foram a vice-presidente do “Innovation Center Denmark” do consulado-geral do Reino da Dinamarca em São Paulo, Stina Nordsborg; o diretor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Paulo de Castro Reis; e o vice-presidente de Políticas Públicas do iFood e presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), Vitor Magnani. O subchefe do Gabinete do Ministro de Estado das Relações Exteriores, ministro Manuel Montenegro, intermediou o debate.

Sessão de Abertura

Assista ao vídeo

- Aloysio Nunes Ferreira, Ministro das Relações Exteriores;

- Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações;

- Keynote speaker: Professor Mário Neto Borges, presidente, interino, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Painel 1 – Ação Internacional no Brasil: Argentina e Suécia

Assista ao vídeo

- Ministro Jorge Mariano Jordán, diretor nacional de Cooperação e Integração Institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina (confira a apresentação);

- Embaixador Per-Arne Hjelmborn, embaixador do Reino da Suécia no Brasil;

- Debate: (moderador) Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

Painel 2 – Ação Internacional no Brasil: China e União Europeia

Assista ao vídeo

- Embaixador Li Jinzhang, embaixador da República Popular da China no Brasil;

- Embaixador Vijay Rangarajan, embaixador do Reino Unido no Brasil;

- Khalil Rouhana, vice-diretor-geral da DG-Connect (Direção-Geral para as Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias) da Comissão Europeia;

- Debate: (moderador) Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, presidente da Fundação Alexandre de Gusmão. 

Painel 3 – Ação Internacional no Brasil: a dimensão multilateral

Assista ao vídeo 

- Fábio Eon, coordenador de Ciências da Representação da UNESCO no Brasil (confira a apresentação);

- Markus Will, coordenador do Projeto “ENRICH-Brazil” (confira a apresentação);

- Debate: (moderador) Embaixador Benedicto Fonseca Filho, diretor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do MRE.

Painel 4 – Ação Internacional no Brasil: os Centros de Inovação da Dinamarca e o universo das startups

Assista ao vídeo

- Stina Nordsborg, vice-presidente do “Innovation Center Denmark”, do Consulado-Geral do Reino da Dinamarca em São Paulo (confira a apresentação);

- Paulo de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Brasil-Canadá;

- Vitor Magnani, vice-presidente de Políticas Públicas do iFood e presidente da Associação Brasileira Online to Offline - ABO2O (confira a apresentação);

- Debate: (moderador) ministro Manuel Montenegro, subchefe do Gabinete do Ministro de Estado das Relações Exteriores.

 

Veja aqui o mini-currículo dos palestrantes.

 Foto: AIG, Itamaraty. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página