Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Lançamento de livro da FUNAG sobre a II Conferência da Paz reúne autoridades e representantes da academia no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página

Lançamento de livro da FUNAG sobre a II Conferência da Paz reúne autoridades e representantes da academia no Rio de Janeiro

A Fundação Alexandre de Gusmão lançou, no Rio de Janeiro, no último dia 15, o livro “II Conferência da Paz – Haia 1907 – a correspondência telegráfica entre o Barão do Rio Branco e Rui Barbosa”, resultado de pesquisa concluída pelo Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD).

O presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, professor Manolo Garcia Florentino, abriu a sessão. O presidente da FUNAG, embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, falou sobre a importância da obra para o conhecimento de fontes primárias a posteriori e compreensão do princípio da igualdade entre os Estados.

O embaixador Carlos Henrique Cardim fez palestra sobre “a luta pelo Princípio da Igualdade entre as Nações”, seguida de sessão de perguntas e debate com os convidados.

O lançamento foi realizado no Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa às 17h. Estiveram presentes o presidente do IHGB, Arno Wehling, o representante da Academia Brasileira de Letras, embaixador Alberto da Costa e Silva, acadêmicos, diplomatas brasileiros e estrangeiros, autoridades municipais e governamentais do Rio de Janeiro, além de professores e alunos dos cursos de relações internacionais e direito internacional.

Acesse aqui o discurso do presidente da Fundação Alexandre de Gusmão na cerimônia de lançamento do livro "II Conferência da Paz, Haia, 1907", na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, em 15 de janeiro de 2015.

O livro já está disponível no sítio da FUNAG para download gratuito e pode ser adquirido na loja virtual ou no estande  promocional da Fundação, situado no Anexo II do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

registrado em:
Fim do conteúdo da página