Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG assina Memorando de Entendimento com RDCY
Início do conteúdo da página

FUNAG assina Memorando de Entendimento com RDCY

Em 1º de agosto, a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e o Instituto Chongyang de Estudos Financeiros (RDCY, sigla em inglês) da Universidade Renmin na China assinaram, no auditório Paulo Nogueira Batista, Anexo II do Palácio Itamaraty, Memorando de Entendimento que tem por objeto a cooperação entre as instituições. Com o acordo, são criadas condições para a organização de debates, conferências e publicações de estudos que contribuam para o conhecimento mútuo entre os países. A cerimônia foi realizada durante o seminário “BRICS Co-operation: Assessment and Next Steps”, com presença do diretor executivo do RDCY, Wang Wen – representante do instituto chinês na assinatura do acordo, do vice-presidente da China Public Diplomacy Association (CPDA), Hu Zhengyue, do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, do vice-presidente da RDCY, Wu Xiaoqiu, além do subsecretário-geral da Ásia e do Pacífico (SGASP), embaixador Georges Lamazière, do diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), ministro Paulo Roberto de Almeida, e do coordenador-geral de pesquisa do IPRI, Marco Túlio Scarpelli Cabral. Acesse a íntegra do Memorando de Entendimento.

Comitiva chinesa

Delegação chinesa esteve presente na cerimônia de assinatura do acordo, composta por:

Hu Zhengyue é atualmente vice-presidente da  CPDA, associação jurídica, sem fins lucrativos, integrada por especialistas no campo da diplomacia pública. Ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China em 1976, servindo nas embaixadas chinesas do Vietnã, de Singapura e da Malásia.

Wu Xiaoqiu é vice-presidente da RDCY – fundada em 1937, a entidade é administrada pelo Ministério da Educação da China e financiada conjuntamente pelo Ministério da Educação da China e pelo governo municipal de Pequim. Exerce ainda a diretoria executiva do Instituto Chongyang de Estudos Financeiros da Universidade Renmin.

Zhao Xijun é reitor da Escola de Finanças da Universidade Renmin e vice-presidente do Instituto de Pesquisa de Finanças Internacionais de Pequim. Ocupa também a vice-diretoria do Instituto de Finanças e Valores da RDCY, além de ser membro do Comitê Acadêmico do Instituto Internacional de Pesquisa de Finanças da China.

Demais integrantes da comitiva: secretário geral da China Public Diplomacy Association, Zhao Xiyuan, chefe de Divisão Adjunta do Departamento de América Latina e Caribe do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Hu Bin, editora-chefe do Centro de Informação do Instituto de Chongyang para Estudos Financeiros da Universidade Renmin, Cui Yue, e pesquisador associado do Departamento de Pesquisa e Indústria de Chongyang Instituto de Estudos Financeiros da RDCY, Cheng Cheng.

Acesse a íntegra do currículo dos integrantes, em inglês, da comitiva chinesa.

Fotos: Arapuã Brito

registrado em:
Fim do conteúdo da página