Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG participa do lançamento oficial de “Brasileiros nos Estados Unidos – Meio Século (Re)fazendo a América (1960-2010)”
Início do conteúdo da página

FUNAG participa do lançamento oficial de “Brasileiros nos Estados Unidos – Meio Século (Re)fazendo a América (1960-2010)”

Em cerimônia realizada em 7 de julho, a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e a Subsecretaria-geral das Comunidades Brasileiras e de Assuntos Consulares e Jurídicos (SGEB) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) promoveram, na Assessoria de Imprensa do Gabinete do Itamaraty, o lançamento do livro, publicado pela FUNAG, “Brasileiros nos Estados Unidos – Meio Século (Re)fazendo a América (1960-2010)”, de Álvaro Eduardo de Castro e Lima e Alanni de Lacerda Barbosa de Castro. O evento contou com a presença do Subsecretário-geral da SGEB, embaixador Henrique da Silveira Sardinha Pinto, do presidente da Fundação, embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, da diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, ministra Luiza Lopes da Silva, e da autora Alanni Castro.

A cerimônia foi aberta pelo embaixador Henrique da Silveira Sardinha Pinto que fez apresentação geral sobre os projetos da Subsecretaria. Em seguida, a ministra Luiza Lopes da Silva tratou do lançamento dos guias “Como empreender no exterior”, que buscam apoiar o brasileiro que queira abrir ou que já tenha empreendimento no exterior. Ao todo foram divulgados 16 guias que consolidam informações sobre 13 países diferentes, além três específicos para as regiões da Nova Inglaterra e da Flórida, nos Estados Unidos; e do Quebec, no Canadá. 

O presidente da FUNAG falou em seguida sobre a obra “Brasileiros nos Estados Unidos – Meio Século (Re)fazendo a América (1960-2010)”. A publicação contribui para a compreensão do fenômeno migratório, em direção a politicas e ações de apoio aos brasileiros nos EUA e no mundo. Ressaltou que a obra poderá servir de paradigma para outras contribuições do gênero sobre as comunidades do Brasil em outros países. Encerrando o ciclo de apresentações, a autora Alanni Castro prestou informações sobre a emigração brasileira para os EUA, as quais se encontram detalhadas na referida obra.

O livro está disponível para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG.

 

 

Fotos: Weslley Alves

registrado em:
Fim do conteúdo da página