Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Professor da Universidade de Waseda, Shujiro Urata, profere palestra-debate sobre “Recuperação Econômica do Japão e Integração Regional na Ásia-Pacífico”, no auditório da FUNAG
Início do conteúdo da página

Professor da Universidade de Waseda, Shujiro Urata, profere palestra-debate sobre “Recuperação Econômica do Japão e Integração Regional na Ásia-Pacífico”, no auditório da FUNAG

Funag Prof Shijiro Urata 92

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) realizaram palestra-debate sobre “Recuperação Econômica do Japão e Integração Regional na Ásia-Pacífico”, com o professor da Universidade de Waseda, Shujiro Urata, em 16 de março, no auditório Paulo Nogueira Batista. Participaram da mesa a Ministra Maria Izabel Vieira, Diretora do Departamento da Ásia do Leste, o Conselheiro Marco Túlio Cabral, coordenador-geral do IPRI, e o Presidente da FUNAG.

Durante o seminário, o professor Urata discorreu amplamente sobre a atual situação econômica do Japão, como o baixo crescimento econômico e a escassez de demanda (baixo consumo e investimento). Ainda sobre o cenário econômico, o professor universitário relatou as perspectivas econômicas futuras do país e analisou criticamente alguns dos problemas estruturais do país: declínio e envelhecimento da população, aumento da dívida pública, produtividade baixa, taxa de poupança declinante, etc.

Em contrapartida, o economista destacou os desafios para alcançar o crescimento econômico, como o aumento da produtividade e o crescimento da interação econômica com países asiáticos (comércio, investimento, estrangeiro). Ressaltou, também, que uma das soluções é implementar novas estruturas de inserção econômica global e, se necessário, tratar de conseguir um novo acordo de parceria na área do Pacífico.

O segundo tema tratado pelo professor foi o alto crescimento econômico e integração econômica regional na Ásia-Pacífico. Nesse tópico, Urata discorreu sobre o investimento externo direto, sobre a expansão no comércio de peças e componentes numa vasta gama de indústrias. Por último, tratou da questão da política econômica externa do Japão na região da Ásia-Pacífico, abordando inclusive aspectos da infraestrutura de exportação, cadeias produtivas e sobre como atrair turistas estrangeiros.  

Acesse a íntegra dos slides apresentados pelo professor universitário.

Shujiro Urata

Shujiro Urata é doutor em economia pela Universidade de Stanford, com especialização em economia internacional e economia do desenvolvimento. Antes de ocupar sua atual posição no programa de Pós-Graduação da Universidade de Waseda, em Tóquio, trabalhou por cinco anos como economista do Banco Mundial, e como pesquisador da Brookings Institution, ambos em Washington.

Entre suas principais publicações, destacam-se: Economic Consequences of Globalization: Evidence from East Asia, World Scientific (2012), e Free Trade Agreements in the Asia-Pacific (2010). Maiores informações sobre o Professor Urata estão disponíveis aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página